Papel e cartão são materiais que desempenham um papel crucial em diversas indústrias.

Da utilização para a impressão ou criação de embalagem, são materiais com, cada vez mais, procura em todo o mundo.  A IndexBox realizou um estudo onde explora os principais mercados de importação de papel e cartão, juntamente com as principais estatísticas

  1. Estados Unidos

Os Estados Unidos dominam o mercado global de importação de papel e cartão, com um valor de importação de 10,6 mil milhões de dólares em 2022. A economia forte e a diversidade das indústrias do país contribuem para a sua elevada procura destes produtos. A indústria de papel e cartão atende a diversos setores, como embalagens, impressão e publicação.

  1. Alemanha

A Alemanha segue os EUA de perto, com um valor de importação de 9,6 mil milhões de dólares em 2022. O país é conhecido pela sua tecnologia avançada e capacidades de produção. O mercado alemão é impulsionado por indústrias como a automotiva, eletrónica e embalagens.

  1. China

A China, o maior importador mundial, ocupa a terceira posição no mercado de papel e cartão, com um valor de importação de 6,4 mil milhões de dólares em 2022. A população crescente do país e o setor de comércio eletrónico em expansão contribuem para a procura de papel e produtos de cartão. Além disso, a indústria de embalagens da China é uma das maiores consumidoras destes materiais.

  1. Itália

A Itália ocupa o quarto lugar nos melhores mercados de importação de papel e cartão do mundo, com um valor de importação de 5,9 mil milhões de dólares em 2022. O mercado italiano é conhecido pelas suas embalagens de luxo e impressão de alta qualidade. As várias indústrias – e em especial a automóvel e a da moda - impulsionam a procura por esses materiais.

  1. Reino Unido

O Reino Unido ocupa a quinta posição no mercado de importação, com um valor de importação de 5,6 mil milhões de dólares em 2022. A indústria retalhista bem desenvolvida e a crescente procura de embalagens nestes materiais contribuem para a importação de produtos de papel e cartão. Além disso, o setor editorial no Reino Unido é um consumidor significativo.

         França

A França partilha quase a mesma posição que o Reino Unido, também com um valor de importação de 5,6 mil milhões de dólares em 2022. O mercado francês centra-se na impressão de alta qualidade e nas embalagens de luxo. Além disso, indústrias como a alimentar e de bebidas, a cosmética e a saúde contribuem para a procura de produtos de papel e cartão.

  1. Polónia

A Polónia ocupa o sexto lugar entre os principais mercados de importação de papel e cartão, com um valor de importação de 5,1 mil milhões de dólares em 2022. A indústria de embalagens do país é uma força motriz por trás dos resultados. A Polónia tem um setor de embalagens bem estabelecido, que exige um fornecimento constante de materiais.

  1. México

O México ocupa a sétima posição no mercado de importação, com um valor de importação de 4 mil milhões de dólares em 2022. A indústria transformadora do país, especialmente a automóvel e a de eletrónica, contribui para a procura. A proximidade do México com os Estados Unidos também facilita o comércio destes materiais.

  1. Turquia

A Turquia ocupa o oitavo lugar entre os melhores mercados de importação de papel e cartão, com um valor de importação de 3,4 mil milhões de dólares em 2022. O mercado turco é impulsionado por setores como embalagem, impressão e publicação. Além disso, a localização geográfica do país torna-o favorável ao comércio com os mercados europeu e asiático.

       Bélgica

A Bélgica também ocupa a oitava posição, com um valor de importação de 3,4 mil milhões de dólares em 2022. O país tem uma indústria de impressão e embalagem bem desenvolvida, contribuindo para a importação de produtos de papel e cartão. A localização estratégica na Europa facilita o comércio com os países vizinhos.

O mercado global de importação de papel e cartão é dominado por países como os Estados Unidos, a Alemanha e a China. Estes países demonstram uma forte procura devido às suas diversas indústrias e grandes bases de consumidores. Outros países como Itália, Reino Unido, França, Polónia, México, Turquia e Bélgica também contribuem significativamente para o mercado de importação.

Para conhecer mais dados ou adquirir o relatório global, visite: https://www.indexbox.io/blog/world-worlds-best-import-markets-for-paper-and-paperboard/