Devido à à instabilidade geopolítica e ao fraco crescimento económico, a Sappi anunciou, em outubro de 2023, que iria iniciar um processo de consulta sobre o possível encerramento da fábrica Sappi Lanaken.

O processo foi concluído e foi decidido o encerramento da produção de papel.

Sappi Lanakken

“Concluímos este processo e acordámos o plano social para os colaboradores.  A produção de papel terminou em dezembro de 2023. O encerramento do local deverá estar concluído durante o segundo trimestre civil de 2024. Os pormenores relativos ao impacto financeiro, uma vez tidos em conta todos os elementos de encerramento, serão fornecidos durante o anúncio dos resultados financeiros do primeiro trimestre”, revelou a Sappi em comunicado.

O grupo pretende “reduzir a exposição ao segmento de papel gráfico, ao mesmo tempo em que expandimos nossa presença em embalagens, papéis especiais, celulose e biomateriais”.

A prioridade é servir o mercado do papel gráfico através do segmento de embalagens e especialidades, papéis funcionais, autoadesivos, incluindo vidro, rótulos, bem como categorias de sublimação. A transferência da produção para outras instalações da Sappi, irá implicar o aumento da utilização e da capacidade.

A fábrica Sappi Lanaken é uma fábrica integrada de pasta de papel  localizada na Bélgica, que empregava 581 trabalhadores com uma capacidade de produção de 165 000 toneladas por ano de pasta de papel, que produzia 530 000 toneladas por ano de papel revestido sem madeira, que era vendido principalmente no mercado gráfico europeu.