O Grupo Fedrigoni anunciou hoje que finalizou a aquisição da totalidade do capital social da Arjowiggins HKK3 Limited a 29 de dezembro de 2023.

 A fábrica de papel de Quzhou, situada na província de Zhejiang, é produtora de papéis translúcidos, vendidos sob as marcas Gateway e Sylvicta, para aplicações que vão desde o design industrial e gráfico até à alimentação, eletrónica de consumo e embalagens de luxo.

"Com a sua primeira fábrica de papel na China, a Fedrigoni pode agora reforçar a sua presença geográfica no mercado asiático, onde já tem uma extensa rede de distribuição na China, Hong Kong, Filipinas, Indonésia e Bangladesh, incluindo 11 armazéns, uma fábrica de produção de materiais autoadesivos em Hefei e uma para a produção de inserções e etiquetas RFID em Guangzhou", comenta Marco Nespolo, Diretor Geral do Grupo Fedrigoni. "O negócio também permitirá ao grupo expandir ainda mais a sua carteira de produtos no segmento dos papéis translúcidos, que têm o potencial de substituir cada vez mais o plástico como um monomaterial totalmente reciclável para embalagens."

Sylvicta Arjo

 Atualmente, a unidade de produção em Quzhou emprega 130 pessoas e produz cerca de 7000 toneladas de papéis translúcidos por ano. Com a Arjowiggins China, o número de fusões e aquisições concluídas pela Fedrigoni nos últimos quatro anos sobe para 14, incluindo duas em 2024.

Há apenas alguns dias, o Grupo anunciou um investimento inicial para obter uma participação minoritária na SharpEnd / io.tt, a empresa de consultoria e soluções de IoT cuja missão é ajudar as marcas a desenvolver os seus produtos, embalagens e envolvimento do cliente através de soluções conectadas, com o objetivo de adquirir todo o capital a longo prazo.

 A unidade de negócios da Fedrigoni especializada em papéis especiais inclui agora as marcas MyCordenons e Fabriano, Éclose, Guarro Casas e Zuber Rieder. A oferta da divisão Fedrigoni Special Papers gira em torno de quatro pilares: Luxury Ecosystem, ampla oferta de papéis especiais para as principais marcas do setor de luxo para embalagens e comunicação; Creative Communication, vertical dedicada a aplicações de alta qualidade e à publicação de prestígio; Technical Solutions, que inclui todas as soluções mais inovadoras, desde RFID a papéis inteligentes; e Art and Drawing, ligado ao mundo dos papéis criativos Fabriano.

 "Shaping ideas, Stories and Experiences" é o novo conceito criativo com o qual a Fedrigoni Special Papers renova o seu posicionamento no mercado. O conceito nasce da colaboração com a agência criativa londrina Pentagram: uma página em branco é o lugar onde as ideias nascem e os papéis especiais da Fedrigoni são o meio pelo qual cada nova ideia toma forma, diz a empresa.

 A sustentabilidade permanece no centro da estratégia da Fedrigoni e também orienta a pesquisa e desenvolvimento da unidade de negócios Fedrigoni Special Papers, nos seus Centros de Inovação em Verona e Grenoble, para alcançar os objetivos ESG que o Grupo estabeleceu.