O Flint Group voltou a atualizar a sua posição mediante o crescente impacto causado pelos atrasos nos envios nas rotas comerciais no Médio Oriente.

Doug Aldred, Diretor Comercial, comenta: “Consistente com muitos negócios, a nossa cadeia de fornecimento global, os tempos de trânsito e os custos foram impactados pelos desenvolvimentos no Mar Vermelho. Prevê-se que o redirecionamento do transporte marítimo em torno do Cabo da Boa Esperança, contornando a rota Mar Vermelho-Canal de Suez, conduza a tempos de trânsito alargados, variando de duas a seis semanas. Estas mudanças também afectam outras rotas de transporte marítimo - nomeadamente as travessias transatlânticas – devido à disponibilidade limitada de contentores e navios.”

A empresa reconhece preocupações crescentes relacionadas com a disponibilidade de contentores e aumentos substanciais nos custos de transporte marítimo. Várias transportadoras introduziram sobretaxas devido à necessidade de os navios serem reencaminhados através do Cabo da Boa Esperança, em vez de utilizarem a rota Mar Vermelho-Canal de Suez. O Flint Group continua a avaliar cuidadosamente os aumentos de custos e, quando relevante, pode avaliar a implementação de sobretaxas.”

Arno de Groot, Vice-Presidente de Aquisições do Flint Group explica ainda: “Como consequência da redução no número de navios que atracam nos portos do Mar Vermelho e do Mediterrâneo, foi necessária uma movimentação adicional de carga através de 'transbordos feeder'. Esse processo envolve a recolha de contentores em portos menores e o seu transporte até centros para carregamento em navios maiores, resultando em extensões dos tempos de trânsito de até vinte e oito dias. Finalmente, devido à incerteza dos horários dos navios, os portos de outras partes do mundo podem ter congestionamentos.”

De Groot conclui: “As equipas globais de compras e atendimento ao cliente estão a trabalhar para  mitigar o impacto da atual interrupção do transporte marítimo, rastreando proativamente os materiais recebidos, revendo os níveis de stock e ajustando o modo de transporte para recuperar atrasos. A nossa principal prioridade é garantir que os clientes tenham as tintas e os vernizes necessários para o bom funcionamento das suas atividades. Atualizaremos os clientes à medida que a situação evoluir e continuaremos a fazer tudo o que pudermos para minimizar quaisquer impactos adversos.”

A empresa recomenda que os clientes façam planeamento proativo dos níveis de stock, antecipando o aumento dos prazos de entrega.