A Spandex conseguiu um selo da CarbonQuota, que certifica que alguns produtos da ImagePerfect, têm uma redução significativa na pegada de carbono comparativamente com os produtos standard equivalentes.

Uma das gamas de materiais mais populares da ImagePerfect™ foi analisada de forma independente pela consultora ambiental CarbonQuota, para disponibilizar aos clientes informação factual sobre a pegada de carbono. A avaliação da CarbonQuota sobre os materiais foi realizada em “cradle to gate”. Os materiais da ImagePerfect são fabricados no Reino Unido pela Eikon.

Segundo a fabricante, foram calculadas todas as emissões desde a extração do produto até a saída da fábrica da Eikon, incluindo o transporte de matérias-primas. Foi medido o impacto de carbono dos produtos mais vendidos da ImagePerfect, IP 5700 Signage e o IP 2503 Digital, juntamente com a gama ImagePerfect EverGreen Signage e Digital. Isto fornece aos clientes dados claros sobre a pegada de carbono dos produtos convencionais e sem PVC da ImagePerfect.

“Os resultados mostram que a pegada de carbono dos materiais da ImagePerfect EverGreen Signage e Digital, têm respetivamente uma redução de 15% e 22% em comparação com os produtos standard equivalentes. Assim, estamos a validar a abordagem ambiental que prioriza a sustentabilidade em todos os componentes do produto, incluindo a película de transporte, adesivo e revestimento, bem como a forma como os rolos são apresentados, protegidos e embalados”, refere a fabricante em comunicado.

O CEO da Eikon, Stefano Nigrone, comenta: “Como parte do nosso compromisso de longo prazo com a descarbonização, estamos muito satisfeitos por podermos publicar dados impactantes sobre o carbono da nossa principal gama de produtos ImagePerfect. Queremos partilhar esta informação com total transparência, o que é fundamental para que o nosso setor possa fazer progressos positivos em direção a uma maior sustentabilidade.”

Stefano referiu ainda: “Esta análise também mostra que há um benefício substancial e mensurável na escolha de alternativas ambientalmente responsáveis aos materiais convencionais. Isto deverá dar à indústria da comunicação visual uma nova motivação para intensificar os esforços na inovação de produtos e na redução de carbono durante produção.”

Os materiais da ImagePerfect são distribuídos pela Spandex em toda a Europa e Austrália.

A CarbonQuota é uma entidade independente que faz a medição e análise do carbono, no setor da impressão e embalagem., foram medidas do início ao fim. Isto significa que todas as emissões do produto desde a extração da matéria-prima até à saída da unidade de produção, incluindo o transporte de matérias-primas até o local de produção.

ImagePerfect 5700 Signage

614g CO2e/m2

ImagePerfect 2503 Digital

594 g CO2e/m2

ImagePerfect EverGreen Signage

519 g CO2e/m2

ImagePerfect EverGreen Digital

461 g CO2e/m2