Estará disponível no Outono de 2024 e representa o mais recente desenvolvimento da Fujifilm em termos de tintas.

A tecnologia AQUAFUZE combina tinta à base de água e curável por UV para aplicações de jato de tinta de grande formato.

A  Fujifilm aplicou a tecnologia de síntese original para materiais funcionais e tecnologia de dispersão de partículas. A tinta aquosa curável por UV é adequada para aplicações de sinalética em espaços interiores e de papel de parede, prometendo ser segura a inodora, com resistência à fricção e compatibilidade com uma variedade de substratos de impressão.

Segundo a fabricante, com a Aquafuze, o  uso da dispersão de fotopolímeros reduz a obstrução da cabeça de impressão a jato de tinta devido à secagem da tinta e alcança uma ejeção de tinta estável.

76C46D57 726F 4646 B3A8 2AF85D5D457D

A tinta adere a uma grande variedade de substratos sem primários e otimizadores pré-revestimento. A espessura da imagem impressa é reduzida e a superfície da tinta torna-se mais uniforme, resultando num reflexo da luz e criando uma aparência brilhante.

A cura UV, por sua vez, dispensa uma camada superior no substrato impresso e o odor da tinta é reduzido, aumentando a segurança do utilizador.

As tintas de jato de tinta industriais são classificadas em três tipos: à base de água, solventes e curáveis por UV. As tintas são selecionadas pelos utilizadores com base nas suas características e aplicações de impressão. Na impressão a jato de tinta de grandes formatos, são usadas principalmente tintas à base de água que curam com calor e tintas curáveis por UV que curam com radiação.

Enquanto o campo dos grandes formatos continua a crescer, as aplicações e substratos de impressão estão a tornar-se mais diversos. Consequentemente, os utilizadores precisam de tintas com elevada durabilidade para materiais impressos e elasticidade para películas de tinta. As características são necessárias para a flexão e o processamento de produtos. Além disso, também é dada prioridade à segurança da tinta, incluindo a prevenção da volatilização do solvente e a minimização dos odores gerados durante a impressão.

A tecnologia de tinta de jato de tinta AQUAFUZE estará em exposição no stand do Fujifilm Group na drupa 2024.