A Ricoh começa a preparar 2024 com o anúncio da plataforma RICOH Pro VC80000, de jato de tinta de alta velocidade.

A RICOH Pro VC80000 baseia-se na VC70000 e foi projetada para produzir mailings, livros, catálogos, revistas e aplicações de impressão comercial em suportes revestidos e até 300 g/m².

É a menor máquina da sua classe, com motor full duplex, medindo menos de dez metros e com cabeçotes de jato de tinta com temperatura controlada. Introduz uma série de tecnologias que alcançam uma resolução máxima de 1200 x 1200 dpi, uma velocidade máxima de 150 metros por minuto, o que representa um aumento de 50% na produção.

Entre as novidades estão os tempos de inicialização mais rápidos com a tecnologia de secador ‘firefly’, uma configuração de rolos pequenos e aquecidos que elevam a temperatura da máquina em menos da metade do tempo de um sistema de secagem típico.

O controle de qualidade automatizado é realizado com o RICOH Pro Scanner, que analisa o desempenho de cada cabeçote individual, assim como registro de cor. O RICOH Supervisor™ coleta e interpreta dados operacionais e cria visualizações de painéis baseados na Web usando análises da sua ferramenta de business intelligence para otimizar a utilização e o rendimento do dispositivo.

A configuração do papel é automatizada, permitindo que um substrato novo que não está armazenado na biblioteca de suportes tenha um desempenho ideal, e o recurso SmartStart permite a configuração automatizada da máquina antes do início de um turno sem um operador no local.

Ricoh Pro VC80000

«Os nossos clientes de jato de tinta de alta velocidade compartilham desafios de produção semelhantes: precisam de capacidade de alta velocidade para dar resposta a grandes pedidos e prazos de entrega mais curtos, além de ferramentas para tornar a operação mais fácil e eficiente», disse Eef de Ridder, vice-presidente do Grupo de Comunicações Gráficas, Ricoh Europa. «A RICOH Pro VC80000 baseia-se no que tornou a geração anterior uma favorita dos clientes, e é uma prova do nosso compromisso em ajudar a resolver os desafios. Estabelece um novo padrão em automação e inteligência de dados para aumentar a produtividade e a produção, com consistência entre operadores e turnos. Seguindo de perto o lançamento da RICOH Pro Z75, consolida o status da Ricoh como líder de mercado em impressão a jato de tinta de produção.»

A suportar o hardware estão soluções como o RICOH ProcessDirector™, que é a principal solução automatizada de gestão de fluxo de trabalho; o RICOH Auto Color Adjuster, que fornece gestão de cores e capacidade de correspondência sem a necessidade de um especialista, e o FusionPro®, para atender a todas as necessidades de comunicação personalizada.

A impressora jato de tinta de alta velocidade RICOH Pro VC80000 estará disponível a partir do início de 2024 na região EMEA.