São duas as baixas de peso para a próxima edição da drupa, entretanto adiada para Abril de 2021, em Düsseldorf.

A Bobst tinha uma presença considerável reservada para o Hall 10 e a Xerox havia reservado cerca de um quarto da área do pavilhão 8b, onde iria expor ao lado da parceira Fujifilm.

Em comunicado, a Xerox revelou: "A drupa 2020 foi adiada devido à pandemia Covid-19, com um novo evento agendado para o próximo mês de abril. Dada a incerteza continuada em torno da realização de grandes eventos durante uma pandemia, e pela nossa própria programação para apresentações de produtos, a Xerox decidiu não participar na feira."

drupa intro

A Bobst anunciou o cancelamento em quase todas as feiras como parte de uma nova estratégia que também reduzirá o seu impacto ambiental. "Começámos a virtualizar a experiência do cliente com demonstrações de streaming ao vivo – em todos os equipamentos dos nossos Centros de Competência existentes, proporcionando uma experiência envolvente ao cliente com menos restrições de viagem. Haverá mais informações sobre estas novas formas de envolvimento em breve", declarou a Bobst.

Em resposta à notícia, Sabine Geldermann, a diretora da feira, comentou: "Lamentamos que os nossos parceiros de longa data, a Bobst e a Xerox, tenham decidido não participar na drupa 2021. Esta é, naturalmente, uma decisão individual, que tomamos nota. Graças ao elevado nível de participação por empresas fortes e orientadas para a inovação, ainda podemos oferecer uma vasta gama de produtos em todas as categorias", afirmou.

As feiras na Alemanha deverão recomeçar no fim do verão, com a primeira data no calendário Messe Dusseldorf a abrir na primeira semana de setembro.

Na última drupa, em 2016, houve 260 165 visitantes com 68% vindos da Europa, 19% da Ásia e 9% da América.