fbpx

A Messe Düsseldorf vai retomar a realização de feiras já em setembro, com a primeira a realizar-se entre 4 e 13, a CARAVAN SALON Düsseldorf. O Conceito de Higiene e Proteção de Infeções assegura as medidas de distanciamento e higiene necessárias durante a atual pandemia, garante a organização.

Messe dusseldorf


Após as primeiras aberturas fronteiriças na Europa, o Governo Federal alemão tem vindo a levantar gradualmente as restrições para as entradas de países terceiros desde 1 de julho de 2020. Isso beneficia a realização de feiras, uma vez que em 2019, a Messe Düsseldorf contou com 73,4% expositores e 37,1% visitantes de outros países, nas diversas feiras.

Passo significativo para o negócio

 

Thomas Geisel, Lord Mayor da capital do estado e presidente do conselho de supervisão de Messe Düsseldorf, comenta: "A Messe fornece as bases para o recomeço que os negócios precisam com tanta urgência. As suas feiras globais são indispensáveis para tal, e isso não se aplica apenas aos expositores e visitantes de todo o mundo, mas também às numerosas empresas que operam em artesanato qualificado, construção de stand, transportes, restauração, hotelaria e retalho, pois todos beneficiam dos eventos."

De acordo com um estudo do Instituto Ifo, com sede em Munique, as operações de feira e congressos de Düsseldorf induzem vendas anuais de cerca de 2,98 mil milhões de euros em toda a Alemanha (em Düsseldorf: 1,66 mil milhões de euros), asseguram 27 692 postos de trabalho (em Düsseldorf: 16.664) e geram receitas fiscais adicionais de 567 milhões de euros (em Düsseldorf: 36,3 milhões de euros). Um terço de todas as dormidas em hotéis são contabilizadas por feiras.

 

Conceito detalhado

 

Por uma questão de princípio, as regras oficiais de distanciamento e higiene serão aplicáveis em eventos realizados no centro de exposições de Düsseldorf, e o cumprimento também depende de cada indivíduo – como é o caso na esfera pública e no comércio a retalho.

As regras incluem manter uma distância mínima de 1,5 m, a higiene própria das mãos, usar uma máscara facial, seguir a etiqueta do espirro e renunciar a rituais como apertar as mãos.

Se necessário, as máscaras faciais serão distribuídas pelos funcionários de serviço nas entradas e nas instalações. Todos os eventos futuros no local de Düsseldorf estarão sujeitos a uma limitação de pessoas presentes, para garantir que o mínimo de distanciamento pode ser observado.

Os bilhetes serão, portanto, limitados e apenas disponíveis online. Os visitantes terão que se registar ao comprá-los. Isto permite a monitorização do número de funcionários à medida que as pessoas entram no local. Ao mesmo tempo, as disposições da Portaria de Proteção do Estado Federal da Renânia do Norte-Vestefália que rege a rastreabilidade de todas as pessoas presentes podem ser cumpridas e implementadas.

 

Medidas concretas durante as operações da feira

Onde quer que as filas se formem, as marcas de pavimentos chamarão a atenção para os requisitos mínimos de distanciamento. Aqui, e em todos os espaços públicos, os funcionários e pessoal de segurança da Messe Düsseldorf assegurarão que estas distâncias sejam observadas. Isto é realizado no local e através de sistemas de vídeo existentes.

Nos stands expositores isto é feito pelas próprias equipas. Para evitar colidir com pessoas, todos os corredores devem ser utilizados como no tráfego rodoviário, ou seja, mantendo-se na "faixa da direita". Todas as portas – com exceção das portas de proteção contra incêndios – estarão abertas para uso sem contacto. 

Os desinfetantes serão disponibilizados em todas as instalações, sendo que os expositores são responsáveis pelos próprios stands. Todas as operações de pagamento serão sem numerário – na medida do possível. Por esta razão, todos os balcões de bilhetes permanecerão fechados.

Balcões de atendimento serão equipados com divisórias transparentes com guardas de higiene. Pelo menos duas vezes por dia – ou mais frequentemente – torniquetes e scanners de bilhetes, balcão de atendimento e bancadas, bem como superfícies de contacto, como as pegas das portas, serão limpos.

Nas instalações sanitárias, o número máximo de pessoas é determinado pelo número de WCs e urinóis abertos. Aqui, um em cada dois urinóis e lavatórios será bloqueado.

Os cubículos Wc serão acessíveis sem quaisquer restrições. Para monitorizar o número de utilizadores e salvaguardar os intervalos mais curtos de limpeza e desinfeção de WCs, pegas, lavatórios e torneiras, todas as instalações sanitárias serão dotadas de produtos de limpeza em permanência.

Uma ventilação constante e suficiente é assegurada pelos sistemas de ar e pelas especificações para a construção de suportes e exposições. O volume de ar fresco constantemente fornecido excede a necessidade real muitas vezes e a qualidade do ar fresco corresponde ao ar exterior.

Além disso, salas de conferências ou pisos térreos em stands de vários andares só são permitidos com layouts abertos para garantir que recebem ventilação suficiente. O mesmo se aplica às exposições de walk-in cujas portas, janelas e escotilhas de telhado têm de estar sempre abertas.

Como antes, haverá serviço alimentar e catering nos eventos. Os operadores têm de elaborar o seu próprio conceito de higiene e proteção contra infeções para o efeito, com base na Portaria de Proteção do Estado Federal da NRW. Durante a pandemia existe uma proibição geral de festas de stand e/ou de festas expositores nas instalações. A construção de stand é regida pela norma H&S "SARS-CoV-2-Arbeitsschutz-standard" do Ministério Federal alemão do Trabalho e Assuntos Sociais.