Devido à pandemia da COVID-19, a WAN-IFRA decidiu adiar o 72º World News Media Congress (Congresso Mundial de Media), que deveria ter lugar em junho de 2021.

O evento está agora agendado para 28 a 30 de setembro de 2021, em Taiwan. O evento vai incluir a Segunda Cimeira Mundial de Líderes dos Media, o 28º Fórum Mundial de Editores e a 5ª Cimeira das Mulheres nas Notícias.

Taiwan

A decisão foi tomada na sequência de consultas com expositores, oradores, funcionários e o parceiro estratégico da WAN-IFRA, United Daily News Group de Taiwan, tendo em conta o impacto significativo das viagens internacionais neste momento. 

"A nossa primeira consideração, nas circunstâncias atuais, deve ser a saúde e o bem-estar de todos os participantes locais e internacionais e partes interessadas envolvidas no Congresso. Nas últimas semanas, a WAN-IFRA tem acompanhado de perto a situação internacional com parceiros e funcionários. Agora é claro que fixar novas datas em setembro é a decisão correta", disse Vincent Peyregne, CEO da WAN-IFRA.

O Congresso será realizado num país que, até à data, foi o menos afetado pela pandemia a nível global. Este feito deve-se, em parte, à população altamente digitalizada de quase 24 milhões de pessoas. Localizado no coração da orla Ásia-Pacífico, Taiwan transformou-se numa democracia com poder económico ao longo dos últimos 50 anos. A capital, Taipei, é hoje o centro político, económico, educativo e cultural do país, e é também um dos principais centros da Ásia Oriental.

O World News Media Congress é o encontro anual de jornalistas, editores e empreendedores de todo o mundo. Acontece numa cidade diferente a cada ano e, em 2019, reuniu cerca de 900 profissionais da comunicação social de mais de 60 países para três dias de conferências, em Glasgow.