fbpx

A Cepi, Confederação das Indústrias Europeias de Papel, apresentou o primeiro estudo  europeu sobre biorrefinariada indústria da pasta e do papel, com um  webinar dedicado com a presença de cerca de 100 participantes .

O estudo realizado pela NC Partnering identificou 139 biorrefinarias espalhadas por toda a Europa, com o maior número deles localizados na Áustria, Finlândia, França, Alemanha e Suécia.

biorrefinarias

As biorrefinarias trazem novos produtos para uma miríade de cadeias de valor industrial, tais como a aviação, construção civil, impressão e publicação, embalagens, alimentos, automóveis e baterias, cosméticos, higiene pessoal, eletrónica, produtos farmacêuticos e aplicações médicas, mobiliário, produtos químicos, têxteis e energia. Os produtos de base biológica mais comuns são as fibras artificiais, o biodiesel e a bio-nafta e o lignosulfonato.

O objetivo do estudo foi também identificar o valor dos produtos de base biológica emergentes. O volume de negócios gerado é de cerca de 2,7 mil milhões de euros, o que corresponde a quase 3% do volume de negócios do sector europeu da pasta e do papel no seu conjunto.

“O Pacto Ecológico Europeu e o objetivo de neutralidade climática para 2050 exigem uma mudança ambiciosa na forma como produzimos e consumimos na Europa. Os produtos de base biológica oferecem soluções para muitas cadeias de valor, reforçando também a autonomia estratégica da Europa, apoiando os negócios Made in Europe baseados em matérias-primas principalmente provenientes da Europa", comentou Jori Ringman, Diretor-geral da CEPI.

Com base em planos de investimento e programas de Investigação & Desenvolvimento, a CEPI espera que a quota cresça no futuro. A indústria da pasta e do papel tem a ambição de se tornar o centro europeu para a economia de base biológica, integrando a fibra de madeira, os produtos de base biológica e a reciclagem.

A chave será também utilizar todo o potencial das matérias-primas e dos subfluxos do sector florestal para uma ampla gama de produtos de base bio com elevado valor acrescentado.

A regulamentação e a política da União Europeia podem apoiar a transformação da indústria, diz a CEPI, criando as condições de investimento adequadas para que a bio economia europeia prospere.