Entre 14 e 16 de abril, os alunos do curso de Design e Tecnologia das Artes Gráficas, do Instituto Politécnico de Tomar, apresentam mais uma edição do ARTEC, evento que já marca a 31.ª edição e que, devido à situação da pandemia, vai acontecer online.

Com sessões que iniciam entre as 9h45 e terminam às 16h00, o programa promete a possibilidade de interagir com figuras relevantes das áreas de design e artes agráficas.

artec 31 programa

João Miranda, Sara Neves, Patrícia Reis e Cláudia Alexandrino são os oradores do primeiro dia. João Miranda é o fundador e type designer da tudotype e Principal Designer na tech startup Appital. Depois de trabalhar para uma startup, para uma pequena empresa, para a TAP e para uma agência, Sara Neves fundou o Unicorn Designer Studio. Patrícia Reis é editora da revista Egoísta e foi jornalista durante quase duas décadas. É ainda autora de vários romances e de livros juvenis que integram o Plano Nacional de Leitura. Cláudia Alexandrino é uma designer e ilustradora portuguesa que vive e trabalha em Milão e trabalhou em várias agências criativas da cidade de Milão. Em novembro de 2019, começou a sua carreira de freelancer e iniciou o projeto Illustration Ladies Milano e é professora na CFP Bauer, uma Escola de Design em Milão.

No dia 15, as honras ficam a cargo de André Piçarra, Francisca José, Dino dos Santos e Sofia Rocha e Silva. O artista André Piçarra já passou pela WEO consulting e pela 360imprimir, entre outros projetos e atualmente trabalha como freelancer a 100%, assumindo um papel de diretor artístico em qualquer projeto. Francisca José é finalista do mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas na Faculdade de Belas-Artes da ULISBOA e colabora com museus, projetos e colectivos artísticos na produção de conteúdos digitais para comunicação, catálogos e material editorial de apoio a exposições e eventos, e na conceção de identidades visuais. Fundador da DSType, Dino dos Santos desenhou tipografias para diversas entidades nacionais e internacionais como a Newsweek, New York Times Magazine, Electronic Arts, FIFA ou a UEFA. O seu trabalho é reconhecido e galardoado com o Certificate of Excellence in Type Design, o Creative Review Type Design Awards e o Communication Arts Type Award of Excellence. Sofia Rocha e Silva é designer em regime freelance, sócia de uma empresa de apoio às artes do espetáculo e presidente da Transa Cooperativa Cultural e fundadora do Luscofia, que ajuda freelancers criativos a gerirem melhor o seu tempo e os seus micro-negócios.

No dia 16, as conferências começam com Miguel Palmeiro, Fundador da United By, fundada em 2010 depois de ter constituído e dirigido o Departamento de Design de Comunicação da ALERT Life Sciences Computing. Conta ainda com experiência a lecionar Design Estratégico e Projeto em Design, na licenciatura em Design da Universidade de Aveiro. Segue-se Paco Ramirez, que já trabalhou como diretor de arte em editoras como a “Hearst” e “Grupo Prisa”. Teve também a oportunidade de colaborar como designer gráfico em agências de publicidade como a “Pool” ou “MRM” e é ilustrador de livros para a editora Santillana. Colabora como designer de marca na “IEmpresa” (agência de marketing digital) e enquanto professor dá aulas de design editorial e design publicitário na Universidade Rey Juan Carlos em Madrid.

Tiago Campeã, que conta com passagens pela This Is Pacifica e Eduardo Aires, ou a equipa da Mucho, foi ainda professor convidado no mestrado de Brand Design, na BAU (Centro Universitário de Design de Barcelona), com participações pontuais na EINA e ELISAVA. Atualmente leciona metodologias, projetos e de desenvolvimento crítico na ESAD Matosinhos. Conta com projetos internacionalmente reconhecidos, com clientes espalhados por várias regiões do globo. Ricardo Lopes, Diretor Criativo na Reativa, Professor de Design de Comunicação na Escola Profissional de Ourém e Consultor de Marketing Digital na Nersant é quem encerra o Artec 31.

Para se inscrever, utilize a seguinte ligação.