De 16 a 18 de novembro, a ERA, Associação Europeia de Rotogravura, vai organizar um seminário. Na Stuttgart Media University, na Alemanha, e em língua inglesa, o evento vai abordar a introdução à preparação de cilindros para gravura e impressão, com demonstrações e exercícios práticos.

A Stuttgart Media University é a única universidade da Europa que opera uma linha de gravura completa, desde a preparação do cilindro até à impressão em rotogravura. O departamento de preparação e impressão de gravuras de cilindros é único no ensino superior e superior europeu. Nos laboratórios todos os aspetos da gravação podem ser experimentados e a qualidade de todas as etapas de produção pode ser testada com métodos especiais de medição.

Gravura ERA

O curso abrange a gravação em teoria e prática, desde o revestimento de cobre de um cilindro, passando pelo processamento e acabamento de superfície, preparação de um layout e o subsequente processo de gravura eletromecânica, até à impressão em vários papéis com diferentes viscosidades de tinta. Além da gravura eletromecânica, são explicados todos os processos de fluxo de trabalho para outros procedimentos modernos de gravura do cilindro, tais como gravura a laser.

Os participantes desenharão um layout, ajudarão a preparar e gravar um cilindro com ele, e imprimi-lo em diferentes tipos de papel. Os passos serão acompanhados de controlo de qualidade com o correspondente equipamento de medição.

Com duração de dois dias e meio, o curso terá o valor de € 2399 (+IVA) para não associados da ERA e € 1599 (+IVA) para os associados. Os custos incluem participação no seminário, documentação, alojamento do hotel para 2 noites, catering de dia, jantar e transferes de e para o hotel.