A Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal reuniu a indústria para a entrega dos prémios “Floresta é Sustentabilidade”, a 10 de abril, na Estufa do Monsanto Secret Spot.

A iniciativa, realizada em parceria com o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios, e com o apoio da PwC, tem por objetivo distinguir e premiar as melhores práticas florestais e reconhecer a importância da fileira florestal para Portugal.

Floresta Sustentabilidade1

Estiveram a concurso quatro categorias: Economia, Inovação, Jornalismo e Escola. Entre os premiados da quarta edição estão o Centro do Clima da Póvoa do Varzim, a Guadimonte, a EMAC – Empresa Municipal do Ambiente de Cascais, o COLAB Forestwise, a Aguiar Floresta e o Laboratório da Paisagem. Houve ainda prémios para o Jornalismo relacionado com a área florestal, que valeu distinções a Manuel Portugal (TVI) e João Luís Campos (Diário de Coimbra), com menções honrosas para Daniela Santiago (RTP) e Aline Flor (Público). A categoria Escolas premiou a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, com menções honrosas ara a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos e para a Escola Profissional de Vila do Conde.

Floresta Sustentabilidade2

Houve ainda espaço para debate com as intervenções de António Redondo, Presidente da Biond, Gonçalo Almeida Simões, Diretor Geral da Biond, Assunção Cristas, Presidente do Júri, e autarcas de diversas regiões, nomeadamente Castanheira de Pera, Castelo de Paiva, Monchique e a Associação de Produtores Florestais de Pedrógão Grande.