A mais recente edição da conferência Print Matters reuniu 85 profissionais da indústria de mais de 20 países.

Coorganizado pela Intergraf e pela NOPA, o evento teve lugar a 14 de junho de 2024 em Bucareste, Roménia.

Associações nacionais de impressão, gráficas, fornecedores e outros oradores da Europa e América do Norte reuniram-se para partilhar as suas perspetivas sobre a indústria.

PrintMatters24

Os temas em discissão passaram pela investigação sobre a leitura, assuntos empresariais e sustentabilidade na indústria gráfica. Destacou as tendências e tecnologias emergentes e mostrou a resiliência da indústria.

O programa Print Matters 2024 explorou o impacto da Inteligência Artificial na impressão, destacou a investigação da Intergraf, que compara a comunicação impressa e digital em termos de eficiência, sustentabilidade e preferências dos consumidores. A agenda incluiu ainda estudos de caso, discussões sobre a legislação da UE, análises de riscos na cadeia de abastecimento, exploração de mudanças na dinâmica de distribuição de impressão e o papel da indústria gráfica no desenvolvimento da literacia.

A conferência foi moderada por Ulrich Stetter, Presidente da Intergraf e Diretor Executivo da Druckhaus Mainfranken GmbH, e Håvard Grjotheim, Presidente da NOPA e Presidente Executivo da Scandbook Holding AB.

Bernd Zipper, fundador da Iniciativa Online Print (IOP) e CEO da zipcon consulting GmbH, destacou os resultados significativos da drupa 2024. Mostrou uma mudança da produção em massa para a personalização em massa, focando-se em tiragens mais variadas e menores, adaptadas a regiões, línguas e grupos-alvo específicos. Após uma pausa de 8 anos, diz, a drupa permanece um barómetro crucial do mercado, especialmente à medida que a indústria recupera da pandemia.

Dávid István, Presidente da Associação de Gráficas da Transilvânia, apresentou a indústria de impressão da Roménia. Revelou que a indústria é composta por 7000 empresas com 18890 funcionários.

 Riley McNulty, Vice-Presidente de Experiência do Cliente e Consultoria na Keypoint Intelligence, mencionou as pressões substanciais sobre os preços e uma base menos sofisticada de compradores de impressão. Embora a inflação tenha diminuído significativamente na primeira metade de 2024, os preços da energia estabilizaram, mas continuam altos. Além disso, há um foco crescente na sustentabilidade dentro da UE, enfatizando a reutilização, reciclagem e redução do consumo de energia.

Cornel Porosnicu, Diretor Geral da NX Print, partilhou informação sobre a transição da empresa da impressão comercial para embalagens, alinhando-se com as tendências emergentes na indústria.

Pien Haks, vencedor do Prémio Jovem Talento Intergraf 2024, abordou o impacto da IA no local de trabalho. Enfatizou a importância de conhecer a tecnologia e os potenciais impactos na indústria de impressão, incluindo os riscos e oportunidades associados.

Kari Spjeldnæs, Professor Associado e Diretor do Departamento na Kristiania University College, sublinhou o poder dos materiais impressos para leitura e compreensão, observando que a leitura em papel proporciona âncoras mentais melhores quando comparada à leitura nos dispositivos digitais.

Jeremy Tawedian, Assistente de Investigação na Intergraf, apresentou uma análise abrangente do projeto "Print and Digital Media". A pesquisa de 2024, conduzida por Jeremy, oferece uma comparação detalhada das ferramentas de comunicação impressa e digital, analisando mais de 78 estudos. O relatório foca-se na sustentabilidade, leitura, marketing e na divisão digital.

Eva Vati, CEO da VERIFY Agency da Suécia, destacou as principais tendências durante a sua apresentação sobre a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa. Os clientes agora esperam responsabilidade ambiental de todos os parceiros de impressão. As instituições financeiras estão a priorizar os fatores ESG, facilitando o acesso ao financiamento para PMEs sustentáveis.

Maja Drča, Representante da UE na PEFC International, discutiu o impacto do EUDR no setor gráfico e como os sistemas de certificação florestal estabelecidos, como o PEFC, podem ajudar as empresas a cumprir os requisitos de conformidade da UE.

A conferência concluiu com Ulrich Stetter a partilhar informação sobre como a Druckhaus Mainfranken GmbH está a preparar-se para a implementação do EUDR.

 

A próxima conferência Print Matters terá lugar a 13 de junho de 2025, na Suíça.