A exposição “Aurelindo Jaime Ceia – Obra Gráfica” inaugura-se a 10 de março, às 17h00, na Galeria São Sebastião, em Portalegre.
Esta mostra resulta de um projeto do Techn&Art – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar, com o apoio de entidades públicas e privadas, e estará aberta ao público até 10 de maio.
A exposição apresenta o percurso diversificado de Aurelindo Jaime Ceia, natural de Portalegre, destacando a sua atuação no design aplicado à Arqueologia, Edição e Divulgação Cultural. O acervo inclui livros, catálogos, jornais e peças de sinalética, refletindo o impacto do designer na identidade gráfica de instituições e publicações.
Ceia foi um dos primeiros designers em Portugal a contribuir para a criação de uma identidade gráfica na Arqueologia, colaborando nas décadas de 1980 e 1990 com arqueólogos portugueses na modernização da comunicação visual de museus e sítios arqueológicos. Criou marcas icónicas, algumas ainda em uso, como as do Museu Nacional de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos e Museu e Fundação do Côa. No campo da sinalética, desenvolveu modelos de orientação para sítios arqueológicos, em conjunto com o arqueólogo Fernando Real, cujos vestígios ainda podem ser encontrados em alguns pontos do país.
Outro destaque da exposição é o projeto museográfico de Tróia (1990), cujas peças, apesar de nunca terem sido implementadas, foram preservadas e agora exibidas como um verdadeiro achado arqueológico do design.
O investigador Pedro Matos, responsável pelo projeto expositivo, destaca a abrangência cultural do designer, que se interessou por Arquitetura, Artes Plásticas, Cinema e Teatro. Segundo Matos, "a Literatura e a Poesia foram uma fonte de inspiração para o seu trabalho, enquanto designer, professor e cidadão", e é essa diversidade que a exposição pretende mostrar.
Além do seu trabalho na Arqueologia, Ceia teve um papel relevante na edição de livros e publicações periódicas, como o jornal Área, onde criou o projeto gráfico, realizou redesigns e desenhou vinhetas, ilustrações e publicidade. Também se destacou na promoção da Cultura através da Cooperativa de Comunicação e Cultura, em Torres Vedras, desenvolvendo materiais gráficos para exposições de novos artistas. Em Portalegre, Ceia tentou ainda impulsionar a criação de um Museu do Design Gráfico, mas a iniciativa não se concretizou.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, na Galeria São Sebastião, em Portalegre.