A swissQprint surpreendeu em Berlim com a apresentação da nova geração de impressoras flatbed durante a FESPA, que acontece em Berlim nos próximos três dias.
Lançada no início de 2025, a nova linha já está a ser entregue nos cinco continentes, segundo revelou Carmen Eicher, diretora de vendas e marketing da empresa suíça.
“Tendo já uma swissQprint, não achei que fosse possível melhorar ainda mais. Mas foi mesmo um avanço significativo”, comentou John Langfield, da empresa britânica Muraspec, que acompanha a marca de perto.
Uma das principais novidades da Geração 5 é o aumento de 23% na velocidade de impressão, alcançando agora os 341 m²/h, sem sacrificar a qualidade. A nova gama tem também 10 canais de cor, permitindo maior flexibilidade para diferentes aplicações — da impressão industrial à decoração personalizada.
A linha inclui três modelos com base modular totalmente redesenhada: a Kudu e Nyala (3,2 × 2 metros) e o Impala (2,5 × 2 metros).
Para além das demonstrações ao vivo com os modelos Kudu e Nyala, o stand da swissQprint destaca-se pelas aplicações temáticas, que exploram efeitos visuais e hápticos, bem como impressões fluorescentes em néon.
Em destaque está também a Karibu 2, impressora rolo-a-rolo UV de 3,4 metros, equipada com sistema de cassetes para troca rápida de bobinas, um Mesh Kit integrado e a possibilidade de trabalhar com bobinas duplas, otimizando a produtividade em suportes estreitos.
Com um consumo médio de apenas 2,2 kWh — comparável ao de uma chaleira elétrica —, os equipamentos prometem consumo mínimo. “Com a swissQprint, poupamos mais de 20.000 euros por ano”, afirma Katharina Vogt, responsável pela impressão digital na alemã declaro Beschriftungs GmbH, referindo-se à fiabilidade e aos reduzidos encargos operacionais. Todos os modelos incluem ainda garantia de fábrica de 36 meses.