Rui Veloso celebra 45 anos de carreira com uma exposição inédita em Vila Nova de Gaia, que promete cruzar o percurso musical do artista com o universo da cultura visual e gráfica.

A mostra “Rui Veloso: Uma Vida em 45 Voltas” inaugura a 9 de setembro, no ArrábidaShopping, e estará patente até 21 de outubro na Praça Central (Piso 0). A entrada é gratuita.

Com curadoria da SOTA – State of the Art, a exposição reúne fotografias inéditas, objetos pessoais, discos de platina, guitarras, indumentária icónica e capas de álbuns, entre outros elementos nunca antes exibidos. Ao juntar música e imagem, a mostra revela como a identidade gráfica de Rui Veloso, visível nas capas dos seus discos, nos cartazes e nos materiais promocionais ao longo das décadas, também faz parte do seu legado artístico.

“Assinalar os 45 anos de carreira de Rui Veloso no ArrábidaShopping é, para nós, uma forma de celebrar a história da música portuguesa, ao homenagearmos um artista que marca várias gerações e que mantém uma forte ligação à cidade do Porto. Esta exposição convida os visitantes a mergulhar no percurso do cantor através de peças inéditas. O concerto será, sem dúvida, um dos momentos altos desta celebração, permitindo que o público reviva alguns dos temas mais emblemáticos da sua carreira. É também um reflexo do nosso compromisso em proporcionar experiências relevantes e acessíveis a toda a comunidade”, afirma Tomás Furtado, diretor do ArrábidaShopping.

As edições físicas dos álbuns, os encartes, as impressões gráficas de concertos históricos e os objetos que preservam a memória visual de Rui Veloso mostram como a impressão é também um suporte de cultura e emoção.

Além da exposição, Rui Veloso sobe ao palco a 3 de outubro, para um concerto gratuito no parque de estacionamento exterior do centro comercial. O acesso ao concerto é livre, mas requer levantamento prévio de pulseiras no Quiosque de Informações do centro.

No âmbito do concurso Arrábida Music, iniciativa que visa encontrar o artista ou banda responsável por abrir o concerto, foram registadas 36 candidaturas. Os seis finalistas – Anabela, Márcia Carvalho, Times of Trouble, Davi Days, Break Even e Canções de Sofá – vão atuar ao vivo a 18 de setembro, perante um júri que irá escolher o vencedor.