A M3Digital está a comercializar as máquinas 3DGence, marca de equipamentos de impressão 3D.

Da gama da 3DGence fazem parte equipamentos com a Double P255, a Industry F340 e a nova Industry F420. Apesar de ser uma linha de qualidade industrial, tem um pequeno porte e adequa-se ao uso em bancada.

A Industry F420 é adequada para a criação de protótipos, mas também se tem assumido como um sistema de fabrico completo, uma vez que consegue resultados de precisão. Tem mais capacidade de imprimir modelos inteiros em relação aos outros, porque produz um volume maior. Isto reduz a necessidade de segmentação da peça para posterior colagem.

Já a Industry F340 revela-se a melhor opção para quem pretende uma melhor relação entre preço e qualidade. Tal como a anterior, imprime em quase todos os materiais por tolerar altas temperaturas.

ULTEM filament 3D print

Com a Double P255 continua a ser possível imprimir dois materiais em simultâneo devido ao sistema de extrusão dupla. Esta assume-se como máquina de uso profissional, pois a peça sai com detalhes precisos e praticamente finalizada, o que poupa trabalho manual.

 

As máquinas de fabrico tridimensional estão a dar suporte a vários setores – desde o setor automóvel, passando pela metrologia e a prototipagem, até ao aeroespacial. São utilizadas para a produção de peças, seja para reposição de máquinas, linhas de produção, ferramentas ou protótipos.

 

Cada vez mais empresas estão a usar este tipo de ferramenta, que antes era limitada a um número reduzido de indústrias de alta tecnologia.

 

Embora a manufatura aditiva exista desde a década de 1980, foram os recentes avanços nas máquinas, nos materiais e no software que tornaram este tipo de fabrico acessível a uma ampla gama de negócios.

 

A M3Digital é uma marca da Emetrês, com sede na Pontinha.