fbpx

A empresa italiana Weerg está a expandir a instalação de tecnologia HP Multi Jet Fusion e as capacidades de impressão 3D com a capacidade de imprimir nylon PA11 e PA12.

O polipropileno representa uma inovação da qual a Weerg foi uma das pioneiras em Itália. Com 8 sistemas já em funcionamento e mais 4 até ao final do ano, a empresa sediada em Veneto tem a maior instalação europeia de impressoras industriais HP Jet Fusion 5210 até à data.

Weerg polipropileno

Matteo Rigamonti, fundador da Weerg, refere que a pandemia impulsionou a tecnologia de impressão 3D, com muitas empresas a experimentar as vantagens da mesma, tornando-se necessárias novas capacidades de produção, assim como novos materiais para a impressão industrial.

O polipropileno, faz parte dos termoplásticos semitransparentes, que se caracteriza pela resistência excecional a agentes químicos e aos hidrocarbonetos. Além disso, tem uma absorção de humidade muito baixa. Sendo extremamente leve (0,89 g/cm3), é resistente à pressão e a altas temperaturas, adaptando-se a qualquer técnica de soldadura, incluindo soldadura infravermelha e ultrassom. Tem aplicação em peças para o interior de automóveis, tubos e tanques de contenção de fluidos, componentes mecânicos ou peças de equipamento médico. A utilização de polipropileno na prototipagem também garante uma maior compatibilidade, permitindo que o protótipo seja feito diretamente a partir do mesmo material utilizado para a produção do componente final.

A um preço mais baixo do que o nylon, o polipropileno requer tempos de processamento ligeiramente mais longos, tanto em termos de impressão como de arrefecimento, e este é um procedimento que em Weerg é realizado apenas através de um método natural. A performance estética é superior, sendo mais uniforme do que a dos outros materiais. Porém, a sua resistência à absorção impede o processo de pintura, com exceção da utilização de tintas industriais RAL, em vermelho, azul, branco, verde e preto. Entre os benefícios deste material está também a reciclabilidade dos resíduos de pós que podem ser reutilizados até 100%, com vantagens tanto em termos de economia como de sustentabilidade.