O IDTechEx prevê que o mercado global de materiais de impressão 3D valerá 29,5 mil milhões de dólares em 2032, o equivalente a cerca de 27,5 mil milhões de euros.

Polímeros, metais, cera, areia e cimento são alguns dos materiais que podem ser utilizados para a impressão 3D e a lista continua a crescer. Enquanto a impressão 3D costumava ser sinónimo de termoplásticos de baixo custo para aplicações menos exigentes, agora há mais materiais de alto desempenho a entrarem no mercado, desde compósitos de matriz metálica a bio cerâmicas a plásticos reciclados.

Materiais 3D IDTech

O portefólio de produtos aumenta à medida que aumenta a exigência com a qualidade dos produtos acabados, com a necessidade de maior flexibilidade na prototipagem, para a imitação da aparência e comportamento das peças finais.

Com os utilizadores a abrangerem verticais da indústria como a medicina, o automóvel e o aeroespacial, há um impulso contínuo para expandir o mercado de materiais. A cada lançamento de material novo, surge uma aplicação adicional para impressão 3D para explorar.

Desde o boom da impressão de desktop dos anos 2010, os polímeros tornaram-se a face pública do mercado de materiais AM. Em termos de tonelagem, continuam a ser a classe de materiais mais procurada para impressão 3D. Quando questionado sobre o fabrico de aditivos, a maioria das pessoas mostra familiaridade com filamentos de baixo custo como PLA e PETG. No entanto, com esta familiaridade vem a percepção de que a impressão 3D do polímero só é adequada para aplicações simples como prototipagem. Agora, as empresas estão a mudar esta percepção trazendo polímeros mais funcionais e de maior desempenho para o mercado.

Alguns dos polímeros de desempenho mais populares são os compósitos da matriz de polímeros reforçados em fibra (FRPs). Os benefícios de força e rigidez trazidos pela fibra de carbono são inegáveis, e a exploração em extrusão contínua de fibra de carbono abre uma nova oportunidade para peças complexas compostas. Além dos compósitos, há termoplásticos de alta temperatura, que os fornecedores de materiais e os OEMs continuam a desenvolver para facilitar a impressão. Outros polímeros que recebem interesse incluem espumas, plásticos reciclados, polímeros de base bio e polímeros com aditivos como nanocarbonetos. À medida que estes desenvolvimentos continuam a surgir, o IDTechEx espera ver o mercado dos materiais AM a mudar acentuadamente ao longo da próxima década.

Metais para além dos pós

Com o fabrico de aditivos metálicos, os pós são a matéria-prima dominante, compreendendo a maior parte das receitas e da procura em massa no mercado dos materiais metálicos. No entanto, tendo em conta as considerações de custo e de impressão, os fabricantes de impressoras estão a começar a examinar matérias-primas alternativas para a impressão metálica.

Um concorrente de longa data é o fio metálico de baixo custo, compatível com a deposição de energia dirigida por fios, que outros processos começam a incorporar como uma deposição magnetohidrodinâmica. Outra é a moldagem por injeção de metal, que as empresas de extrusão de pellets estão a usar para extrusão de peças a preços ainda mais baratos do que a extrusão do filamento de polímeros metálicos, uma matéria-prima de metal emergente diferente. Por último, a pasta de metal está a ver alguma tração como uma alternativa mais segura ao pó, que tem preocupações de manuseamento. Embora o IDTechEx não preveja que os pós metálicos percam a sua posição como a principal matéria-prima, o IDTechEx prevê que estas matérias-primas emergentes contribuam cada vez mais para o crescimento do mercado de materiais de impressão 3D metálicos.

Previsões de mercado

O novo relatório da IDTechEx sobre o mercado de materiais de impressão 3D (2022-2032) prevê que as receitas futuras e a procura em massa para o mercado de materiais AM, ao mesmo tempo que segmenta o mercado em 75 linhas de previsão diferentes, em quatro grandes categorias de materiais.

Além disso, o IDTechEx fornece estudos de benchmarking de materiais, juntamente com análises no mercado de materiais AM. Para mais informações sobre este mercado, incluindo perfis baseados em entrevistas de líderes de mercado e start-ups, estudos de comparação de materiais de polímeros e previsões de mercado granular a 10 anos, consulte o relatório de mercado "3D Printing Materials Market 2022-2032".