A Saint-Gobain Portugal, em colaboração com o Instituto da Construção da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, está a participar num projeto de impressão 3D para a indústria da construção.

O estudo visa o desenvolvimento de argamassas para impressão 3D com foco na sustentabilidade, no comportamento térmico e na reabilitação dos edifícios. Está a ser realizada uma análise de sistemas estruturais de argamassas cimentícias impressas em 3D, das ligações entre elementos 3D e da sua compatibilidade com os restantes componentes do sistema construtivo.

FEUP Saint Gobain

Estão a ser realizados casos práticos numa impressora 3D de argamassa, apta para imprimir modelos construtivos à escala real. A aquisição de uma impressora, com capacidade para elementos com um volume 3x3x6m3, assegura que soluções construtivas em 3D possam ser testadas no âmbito da utilização da tecnologia de fabrico aditivado na construção, alinhado com o objetivo de modernizar a indústria. Todos os testes estão a ser realizados com argamassas Weber 3D 160-1, como referência para desenvolvimentos futuros.

“A impressão 3D está a revolucionar diversos campos, como o da construção, ao garantir empreendimentos mais rápidos, competitivos economicamente, sem desperdício de materiais e com menores emissões de carbono. Acima de tudo, simboliza o avanço na industrialização do setor e não podíamos estar mais satisfeitos por contribuir para este progresso a nível global”, assegura Jose Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal.

Associadas a este projeto de impressão 3D estão a concurso duas teses que serão premiadas pela Saint-Gobain enquanto “melhor tese de mestrado” e “melhor tese de doutoramento”.

O estudo está a ser desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP que tem contribuído diretamente para uma significativa melhoria do setor da construção, por via de uma estreita colaboração com a Indústria. Há ainda o contributo da Universidade Técnica de Eindhoven TUe e do MIT Portugal, através de uma candidatura para o desenvolvimento de argamassas 3D com resíduos de mármore e de um projeto no âmbito da impressão 3D de blocos térmicos.