Posterheroes

A papeleira Favini, em conjunto com a PLUG, e a IED, colaboram num projeto que combina os compromissos sociais com as habilidades gráficas.

 

No âmbito do projeto, estão abertas as inscrições numa competição internacional de design social, cujo prémio final é o valor de 2500€ e uma viagem para o local onde serão expostos os trabalhos vencedores. Aberto a designers, ilustradores, criativos e estudantes, o concurso chama-se “Posterheroes – “Shaping the future!” 


O objetivo do concurso deste ano é desafiar a comunidade criativa a expressar uma visão do futuro, a partir das escolhas feitas na vida quotidiana. As alterações climáticas, a desigualdade na distribuição de recursos essenciais, incertezas ligadas aos novos avanços tecnológicos, novas formas de interação e uma realidade hiperconectada são apenas alguns dos desafios que esperamos no futuro, mas sobre os quais é necessário tomar uma posição.


Os coordenadores do “Posterheroes – “Shaping the future!” acreditam que a comunidade criativa internacional poderia contribuir para a consciência que impulsiona a mudança. Por isso convidam designers profissionais e aspirantes a imaginar e a contar, com um poster, a sua visão do futuro.

“Estamos entusiasmados com o novo projeto Posterheroes, que combina o compromisso social com as capacidades gráficas. Por muitos anos, estivemos ao lado dos promotores desta iniciativa, com toda a nossa experiência e know-how criativo. O sentido de responsabilidade social e ambiental, pesquisa constante de inovação e criatividade sempre distinguiram a nossa companhia e são princípios importantes que partilhamos com os organizadores da Posterheroes. Como exemplos da reutilização criativa, os Crush e Remake são alguns exemplos dos papéis que podem ser escolhidos para a impressão dos trabalhos”. Eugenio Eger, CEO da Favini
 
Os interessados devem criar um cartaz no formato 70x100 cm, sendo que serão selecionados 40 para fazer parte de uma exposição, que vai estar disponível em Florença, Itália, entre 20 de abril e 20 de maio. Além disso, serão impressos num catálogo oficial, em papéis Favini. Haverá ainda uma segunda seleção de 12 projetos para integrar o calendário anual do projeto.
 
O regulamento esta disponível em www.posterheroes.org e as submissões de trabalhos são aceites até 17 de fevereiro de 2018.