isotope

 

Inspirada por um estilo de letras inventado para transmitir precisão e fiabilidade, a Isotope é uma nova família da Hoefler & Co projetada para atribuir a sensação de luxo.


“Se a sua ideia de um produto luxuoso é um em aço inoxidável em vez de ouro, você pode ser um funcionalista. O funcionalismo é uma abordagem de design que ganhou popularidade na década após a II Guerra Mundial, especialmente entre os fabricantes alemães de bens de consumo, para quem o design visual era a expressão natural de como deveria ser usado. No desejo de ser intuitivo e direto, os designers de uma geração de objetos como rádios, balanças de WC e plataformas giratórias definiriam uma nova estética, que ainda ressoa como útil, bem construída, honesta e atemporal” referem os criadores do novo tipo de letra.


Referem ainda que o estilo tipográfico internacional suíço forneceria as formas para essa filosofia, e o design industrial estaria sempre associado à Helvetica e à Univers. Mas, antes da tipografia suíça havia um tipo de letra que surgiu na Alemanha, nunca produzida como um tipo de letra, que se tornou popular entre artistas e foi imortalizada em logótipos de empresas. Companhias como a Sennheiser, a Liebherr, a Soehnle e a Leifheit adotaram este novo estilo para transmitir a solidez e a praticidade dos produtos, e foi esse estilo que inspirou a Isotope.


Os traços mais amplos do estilo foram preservados - contrastando pesos verticais e horizontais, letras complexas como o S reduzidas à sua essência mais linear - adicionando subtilezas que ajudam a tornar o design luxuoso e elegante. Os cantos são suavizados para aumentar o impulso através de letras como A, M, N, V e W.


Nos números, os traços são cortados em ângulos para atribuir “uma vivacidade”. A partir do Ultra, a Isotope apresenta oito variações até um traço fino.


No que respeita às línguas, a Isotope suporta os caracteres Latin-X, sendo compatível com mais de 140 línguas.


Para subscritores do serviço Cloud.Typography a utilização das fontes na Web é gratuita. Para licenciar a instalação em computadores, os preços começam nos 199 dólares.