Packaging Omdesign 2017
 
Omdesign e Rita Rivotti Wine Branding & Design são as agências responsáveis pelos dois prémios Gold que vêm para Portugal no âmbito dos Pentawards 2018.
 
O Studio Eduardo Aires foi também premiado com Silver em dois projetos diferentes. A edição deste ano decorreu no Museu Guggenheim de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
 
 Rita Rivotti Wine Branding Les a Les

A agência Omdesign venceu na categoria "Self Promotion", pelo packaging "Omdesign 2017", inspirado nos incêndios que assolaram o país no ano passado. A embalagem surge de um tronco queimado nos fogos florestais, "sem recurso a qualquer tratamento" e serviu para oferecer 165 pinheiros - um por cada distinção que a empresa recebeu nos últimos três anos – desafiando à plantação dos mesmos.

Para Diogo Gama Rocha, responsável da agência que celebra 20 anos de atividade: "É extremamente gratificante voltarmos a ver o nosso trabalho entre os vencedores também neste prestigiado concurso com Ouro dois anos consecutivos. O facto da nossa dedicação e excelência serem reconhecidas além-fronteiras com esta consistência prova que estamos no "caminho certo" para continuarmos a fazer muito bem o nosso trabalho, todos os dias, e cada vez melhor nos próximos 200 anos. É um enorme orgulho para a equipa e para todos nós, enquanto portugueses, receber mais este reconhecimento internacional."

Rita Rivotti Wine Branding & Design foi premiada na categoria “Beverages – Wines” com um projeto para a “Lés-a-Lés”, com design de João Saúde.  A inspiração chegou dos mais de dez anos de viagens do enólogo e responsável pelo projeto, o jovem Jorge Rosa Santos, e da sua busca por regiões apaixonantes e castas esquecidas, de uma extremidade à outra de Portugal. Assim nascia o projeto “Lés-a-Lés”, uma coleção exclusiva de vinhos, composta apenas por edições especiais. A cada garrafa é associada uma viagem pelo património português, na qual o rótulo representa o bilhete de ingresso.  “Medieval de Ourém”, “Arinto de Pedra e Cal”, “L’imigrant Sauvignon Blanc” e “Sério de Síria” são os vinhos que marcam a estreia do projeto no mercado nacional.
Para Rita Rivotti, é com “imenso orgulho que voltamos a trazer para Portugal uma medalha de ouro daquela que é, para o design de embalagens, a competição mais relevante e influente do mundo. E o prémio não é apenas para a agência, é para o design português que tem ganho cada vez mais respeito lá fora.”
silver para studio eduardo aires Musgo Real
 
O Studio Eduardo Aires foi distinguido na categoria “Luxury - Make-up, body care, beauty products”, com uma embalagem produzida para a Claus Porto, que contou com a participação de Eduardo Aires, dos designers Dário Cannatà e Inês Gonçalves, assim como com os fotógrafos Alexandre Delmar e Nuno Moreira. O outro projeto, que trouxe um prémio Silver, foi realizado para a Taylor’s e entrou na categoria “Luxury - Fine wines, champagne”, contando com a participação de Dário Cannatà e Nuno Moreira.
 
silver para studio eduardo aires

Criados em janeiro de 2007, os Pentawards são uma competição mundial exclusivamente dedicada ao design de embalagens. Estão abertos a todos aqueles que estão associados à criação ou comercialização de embalagens de todos os países do mundo. A principal missão é aumentar o status do design de embalagens e daqueles que o criam.

São 55 categorias diferentes que permitem que qualquer tipo de embalagem concorra e seja julgada contra criações similares. Isso significa que uma garrafa de vinho não é avaliada ao lado de uma cerveja, sabão em pó ao lado de materiais de jardinagem ou até mesmo um frasco de perfume ao lado de outros produtos cosméticos.
 
Todos os anos, os troféus são premiados numa cidade diferente na Europa, Ásia ou Américas, numa cerimónia oficial que hospeda centenas de designers de todo o mundo e oferece uma oportunidade única de conhecer e trocar ideias.