A Post It foi a vencedora do desafio D|Code Challenge, lançado pelos CTT – Correios de Portugal.

A equipa, que participou no desafio atrafes da plataforma de inovação TAIKAI, criou uma solução que permite interpretar, em diferentes condições de iluminação e em menos de três segundos, toda a informação relativa ao identificador fluorescente de uma carta, apenas com o acesso a um smartphone, sem necessidade de uma ligação à internet ou processamento exterior.

CTT expedicao correio

Além do prémio de 8.000€, o grupo de programadores irá ver a sua aplicação implementada na operação do serivço nacional de correios. A iniciativa contou com mais de 80 participantes.

O desafio consistiu no desenvolvimento de uma aplicação móvel que lesse o código unívoco impresso nas cartas pelas máquinas de divisão, através da câmara do telemóvel ou de outro dispositivo móvel.

A aplicação deve ser capaz de identificar e mostrar toda a informação disponível no código do objeto, permitindo desta forma o controlo da qualidade de serviço em toda a rede postal.

A solução vencedora combina algoritmos de tratamento de imagem, processamento do código de barras, correção de erros e descodificação dos dados gravados no código. Por utilizar linguagens open-source transversais, é compatível com sistemas Android ou iOS, sendo agnóstica ao tipo de smartphone utilizado.