Há 17 projetos finalistas para o Fedrigoni Top Award 2021 e dois são portugueses. O estúdio Desisto, com o projeto Big Kitchen em Identidade Corporativa, e o Nauvegar, com o Quinta dos Montes - Parcela N.º 5 em Etiquetas, são os projetos escolhidos pelo júri para chegar à final.

O Big Kitchen nasceu de um desafio que nos trouxe João Miranda, que nos pediu para desenhar um espécime de tipo para a sua fonte "Big". Como amantes de tipografia, não podíamos estar mais felizes, mas quisemos pensar em grande, e para além de uma publicação, propomos fazer uma tipografia ao vivo: uma exposição. Criámos o seu sistema de identidade flexível como ponto de partida, e a partir daí definimos o tom para toda a exposição. Colaborámos com João Miranda na conceção de todas as obras de arte, com realidade aumentada de Serafim Mendes, carpintaria da Fica – Oficina Criativa e magia de pen-plotter da MILL”, explica o Desisto nas especificações do projeto. No projeto foram utilizados os papéis Woodstock Rosso 170g (Posters Exhibition/Posters Pen Plotter), Arco Print Milk 150g (Posters Pen Plotter) e Materica Gesso 180g (Type Specimen).

big kitchen1

Desisto é um estúdio de design gráfico sediado em Lisboa e que trabalha para todo o mundo. Começou em 2013 como uma plataforma para curadoria de exposições, divulgação de publicações, promoção de pesquisas e colaborações com pessoas de diferentes origens. Em 2016 decidiram operar principalmente como um estúdio de design com um forte foco de tipografia e produção, não deixando de fora nenhuma das coisas que gostamos de fazer. Também têm gerido um laboratório de impressão.

big kitchen

Nauvegar, de Covas do Douro, destacou-se com o Quinta dos Montes - Parcela N.º 5, em Etiquetas, que utiliza o Tintoretto Gesso. “Estávamos a passear pelas belíssimas vinhas da Quinta dos Montes, no Vale do Douro, com o nosso bom amigo, e enólogo da quinta, Pedro Sequeira, enquanto ele nos contava sobre a sua última criação, um vinho de uma só vinha, proveniente de uma parcela muito especial da propriedade.

Quando chegamos à Parcela Nº 5, sentimos definitivamente algo especial e único! É difícil pôr em palavras o quão mágicas as vinhas muito velhas do Douro podem ser… Esta é uma parcela minúscula, com apenas 0,61 hectares, mas com uma enorme diversidade, 23 diferentes castas, identificadas, com mais de 100 anos. Foi como entrar num autêntico museu vivo!

nauvegar parcela5 1

O Pedro explicava o amor e cuidado que dedicou a esta vinha, e como as plantas são tratadas uma a uma, “Cepa-a-Cepa”, e o seu sonho de expressar de alguma forma o espírito do lugar e a textura complexa que as cepas velhas têm, na garrafa.

Instantaneamente, muitas ideias começaram a "fermentar" na nossa imaginação. Continuamos a caminhar e pensar. No momento em que finalmente provamos o vinho foi como uma epifania, tudo parecia bater certo, os 23 “músicos da uva” tocavam uma sinfonia surpreendente, muito complexa, repleta de diferentes camadas, mas ao mesmo tempo incrivelmente elegante e refinada”, explica Gustavo Roseira, CEO & Creative Director da Nauvegar.

Voltaram para a "adega criativa”, começaram a trabalhar o papel em camadas e decidiram que assim iriam comunicar as “complexas texturas em camadas das cepas velhas e a sinuosa topografia das vinhas do Douro”. Manuel Ribeiro e João Santiago, da VOX – Organização Industrial Gráfica também aderiram ao projeto com entusiasmo, sendo necessário que parte do processo de produção dos rótulos fosse um trabalho manual, que “tal como o cuidado com estas vinhas centenárias e como a nossa abordagem de design, que foi desenvolvida minuciosamente à mão”.

nauvegar parcela5 2

“Tudo neste vinho, em todas as fases de criação, nasceu desta paixão pelo artesanal, resultando numa joia autêntica e rara. Foram lançadas apenas 1333 garrafas, tornando o lema “Cepa-a-Cepa”, realmente digno”, explica Gustavo.

O Nauvegar foi fundado em 2017 pelo designer e empreendedor Gustavo Roseira. Com experiência em branding, rótulos, packaging, vídeo e fotografia, conta com uma equipa com mais de 8 anos de experiência, tanto em impressão como em digital. Ao longo do percurso colaboraram com diversos vignerons, produtores, adegas, festivais de vinho e restauradores.

Fedrigoni Top Award

Focando-se em quatro categorias - Editorial, Corporativo, Etiquetas e Embalagens - o Fedrigoni Top Award premeia designers gráficos, gráficas e clientes, juntos pelas melhores aplicações dos papéis das marcas referidas.

O Júri é composto por um painel de especialistas internacionais no mundo da conceção, comunicação e produção. Os projetos serão avaliados com base em critérios que destacam a originalidade do desenho gráfico, funcionalidade, exatidão da execução e utilização adequada dos materiais.

Os projetos vencedores receberão um troféu e serão exibidos numa exposição a realizar em Paris durante a primavera de 2021. Os projetos vencedores serão anunciados no site oficial do Top Award apenas no dia seguinte à cerimónia de entrega de prémios que terá lugar em Paris, mesmo antes da exposição vernissage.

Conheça os projetos finalistas.

Album di Famiglia/ Last Colony Gin
Armatore, lo zingaro di mare
BASAO Gongfu Teabag Series Packaging-Archive Box
Big Kitchen
Birrificio Sul Mare
Book Key Cucine
Buche & Gran Buche
Golden Moments
Jordi’s chocolate
La Lepre e la Luna
L’Architecture des arbres
Moholy-Nagy and the New Typography
No Man’s Space, vermuth + gin
No One Can Fail
Phoenix Art from the Artist Xue Song
Quinta dos Montes – Parcela Nº 5
Tupigrafia magazine issue #12