fbpx

O Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), em colaboração com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), promove entre os dias 20 e 22 de outubro, a sexta edição da Conferência de Design e Artes Gráficas, intitulada “Sustainable and Green Design for the Future”.

"Dada a atual situação pandémica este ano, a CIDAG realizar-se-á online. Independentemente de tal contratempo, é com muito orgulho que desde 2010 celebramos nesta conferência o Design e as Artes Gráficas", revela a organização.

Do painel de convidados fazem parte, este ano, a designer Anna Meroni, Warren Beeby, Lia Krucken, Rui Marcelino, Fernando Moreira da Silva, entre outros.

Cidag2021

Anna é Professora de Design na Escola de Design do Politécnico de Milão. Doutorada em Design, a sua investigação centra-se no serviço e design estratégico para a sustentabilidade para fomentar a inovação social, participação e desenvolvimento de lugares. Foi cofundadora do POLIMI-DESIS Lab, o laboratório de investigação sediado em Milão da DESIS-Design para a Inovação Social e a Rede de Sustentabilidade. Com especialização específica em métodos e ferramentas de co-design, originou o conceito de design centrado na comunidade e trabalha transversalmente em empreendedorismo, serviços públicos e investigação responsável e inovação. Desde 2016 é diretora do Mestrado Internacional em Design de Sistemas de Serviços de Produtos, na Escola de Design do Politécnico de Milão.

Warren passou os últimos 20 anos a ligar as pessoas a algumas das principais marcas do mundo, e a ganhar alguns prémios. Agora, está a focar-se na linguagem visual da sustentabilidade, tornando-a tão inspiradora e sedutora como merece ser, como Diretor Criativo da Futerra. A Futerra é uma agência criativa que trabalha com pessoas que acreditam que podem transformar o imperativo de sustentabilidade na maior oportunidade empreendedora para uma geração. Juntamente com os seus clientes, está a construir marcas que são símbolos de mudança positiva e a desencadear progressos que têm um propósito.

Lia Krucken é professora de Design e Artes Visuais e realiza workshops e práticas de design colaborativo, com foco na valorização de recursos e culturas locais. É pós-doutorada em Design, pelo Politécnico de Milão, e em Arte Contemporânea, pela Universidade de Coimbra (2019). Colabora com universidades e instituições de investigação nas áreas da arte e design no Brasil, Portugal, Itália e Alemanha, desde 2003. Integra ainda o "Insurgências Collective", em Berlim, que propõe projetos socialmente empenhados. É professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia em Salvador, Brasil com o apoio da PNPD-CAPES.

Rui Marcelino é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), mestre em Design de Transportes pela Scuola Politecnica di Design, em Milão, e doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL). Marcelino leciona Projeto de Design no Mestrado em Design de Produto na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e é coordenador desse mesmo curso. Profissionalmente, após uma passagem pelo Centro Stile Alfa Romeo, fundou o Almadesign em 1997, dedicado ao Design de Transportes, Produtos e Interiores. Com Almadesign, Marcelino recebeu o Prémio Nacional de Design em 1999 e 2009, o Good Design Award em 2009, 2013 e 2015, uma menção honrosa nos Prémios DME 2009, o Green Good Design Award 2010, o Crystal Cabin Award 2012 e o Daciano da Costa Award 2015, entre outros.

Professor Catedrático de Design, Escola de Arquitetura de Lisboa (FA_ULisboa), Fernando Moreira da Silva é doutorado e mestre pela Universidade de Salford, em Ambiente Construído, e doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa, em Arquitetura, especialidade em Comunicação Visual. Tem um Pós-doutoramento pela Universidade de Salford em Design de Comunicação Visual, Design Inclusivo e Cor e Agregação em Design. É presidente do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, desde 2009, coordenador do doutoramento em Design na FA_ULisboa desde 2006 e coordenador e membro do painel da FCT para a atribuição de bolsas de doutoramento em Design, Arquitetura e Urbanismo, desde 2008. Faz participação regular em universidades nacionais e internacionais na área de Design e Investigação, sendo membro das comissões científicas de revistas científicas internacionais e fazendo publicações regulares em revistas científicas revistas por pares além de ser autor de três livros.

A CIDAG procura trazer respostas às questões prementes de design e artes gráficas, bem como mostrar o Estado da Arte nestas duas áreas.