Durante o mês de março, as bibliotecas de cores Pantone estão a ser retiradas dos produtos da Adobe Creative Cloud e passarão a estar disponíveis como um add-on, através do Pantone Connect.

Dessa forma a Pantone poderá comercializar as bibliotecas de cores diretamente. Até agora, as referências de cores Pantone foram incluídas no software da Adobe com base num acordo de licenciamento que expirou há oito anos e foi sendo renovado.

Pantone Connect

O Pantone Connect Basic é gratuito quando se cria uma conta. Inclui o acesso a mais de 15 000 Pantone Colors, Search, Pick e Measure Tools com números de referência Pantone, e a capacidade de guardar e partilhar até 10 paletas. Na aplicação, é possível fazer upgrade para o Pantone Connect Premium, que inclui todas as ferramentas Basic, assim como ferramentas para criar paletas ilimitadas para trabalhar em todos os programas de design Adobe. Contudo, a versão premium custa 7,99 dólares / mês ou 59,99€ / ano.

Além do sistema básico de correspondência de cores de Pantone+ solid, as bibliotecas de cores afetadas incluem sistemas de cores de processo e bibliotecas para tintas metálicas, cores pastel e néon. Essas amostras incluem versões de dados para cores destinadas a serem impressas em papéis revestidos e não revestidos.

Segundo os especialistas, o valor das cores Pantone encontra-se nas suas propriedades colorimétricas, ou seja, nas definições numéricas objetivas da cor dentro do espectro visível ao olho humano. Ao contrário das cores expressas como RGB ou CMYK, as definições de cor espectral que utilizam o modelo de cor L*a*b* são absolutas. Com a ajuda de perfis de cores, esses números podem ser usados para criar cores consistentes ao longo de um processo de produção, e com o equipamento e fluxos de trabalho adequados, as referências podem ser usadas com espectrómetros para medir a precisão da cor. Um espectrofotómetro pode medir a quantidade de luz absorvida pela cor. Ao compará-lo com os dados de cor espectral da Pantone, o dispositivo pode medir a precisão de uma mancha de cor impressa.

A Pantone vai continuar a licenciar as bibliotecas de cor à Serif, para uso na suite Affinity, à Quark, à Corel, e a outros parceiros.