A Pantone apresentou a PANTONE 11-4201 Cloud Dancer como Cor do Ano 2026. Trata-se de um branco etéreo e leve, que transmite uma sensação de serenidade e surge como resposta a uma sociedade acelerada, cada vez mais consciente da importância da ponderação, da reflexão e da tranquilidade, diz a empresa.

Descrito como um branco vaporoso, o Cloud Dancer assume-se como um símbolo de influência calmante num contexto marcado pela sobrecarga de estímulos. Tal como uma tela em branco, esta tonalidade representa o desejo coletivo de recomeço, incentivando a libertação de modelos de pensamento ultrapassados e a abertura a novas abordagens. Ao promover foco, descanso mental e espaço para a criatividade, o Cloud Dancer cria condições para o surgimento da inovação.

A escolha do repouso e do afastamento consciente das exigências constantes reflete a ideia de que a verdadeira força não reside apenas no fazer, mas também no ser. Neste sentido, o Cloud Dancer traduz uma aspiração a um futuro mais equilibrado, livre de excessos, onde prevalecem sentimentos de paz, união e coesão.

“Num momento de transformação, em que estamos a repensar o nosso futuro e o nosso lugar no mundo, o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer é um branco discreto que oferece uma promessa de clareza”, afirma Leatrice Eiseman, directora executiva do Pantone Color Institute. “A cacofonia que nos rodeia tornou-se avassaladora, dificultando a escuta da nossa voz interior. Como afirmação consciente de simplificação, o Cloud Dancer reforça o foco e ajuda a libertar-nos das distrações externas.”

Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, sublinha o carácter de transição do momento actual: “Vivemos uma fase de mudança, em que as pessoas procuram verdade, novas possibilidades e formas diferentes de viver. O PANTONE 11-4201 Cloud Dancer é um branco leve que simboliza a procura de equilíbrio entre o futuro digital e a necessidade humana de ligação, funcionando como um espaço de transição que estimula a expressão criativa, à medida que indivíduos e comunidades exploram caminhos para além dos limites tradicionais.”

PANTONE 11 4201 Cloud Dancer

Ao longo de 2026, a Pantone irá promover iniciativas criativas inspiradas no Cloud Dancer, envolvendo artistas de várias áreas para criarem interpretações próprias da Cor do Ano. Esta nova iniciativa inclui o lançamento de edições limitadas de design, abrangendo disciplinas como design gráfico e moda, e integra uma estratégia mais ampla de valorização da criatividade e de encomenda artística.

Na primeira fase do projecto, a Pantone colabora com Emiliano Ponzi, ilustrador, artista visual e autor, na criação de um saco tote de edição limitada, que traduz o Cloud Dancer através da sua linguagem visual, marcada pela profundidade conceptual e precisão gráfica. O produto estará disponível em Pantone.com.