A Livraria Letras Lavadas, do Grupo Nova Gráfica, participou no concurso de Montras de Natal da cidade de Ponta Delgada, com um presépio impresso nas lombadas de vários livros, especialmente criado para o efeito.

“São 86 livros com 4,5 cm e 6,5 cm de lombada, com a imagem bíblica nas lombadas”, explica um dos sócios fundadores do grupo Nova Gráfica, Ernesto Resendes. Para produzir os livros foram utilizadas 15 resmas de papel.

Letras Lavadas Natal2022

Recorde-se que o Grupo Nova Gráfica tem desenvolvido diversas ações de responsabilidade cultural no Arquipélago dos Açores e até a nível nacional e internacional. Com mais de 100 prémios arrecadados ao longo dos anos – sendo o mais recente atribuído à obra “Homens Livro”, na categoria da Offset, nos Papies 2022 – o grupo Nova Gráfica já organizou eventos como o Fórum do Livro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada; a Festa do Livro dos Açores; a iniciativa Livros no Jardim Antero de Quental; e o I Encontro de Escritores Letras Lavadas.

Em 2020, a Nova Gráfica doou à Câmara Municipal de Ponta Delgada mais de 3 mil livros, incluindo a coleção de 450 títulos de todas as edições Letras Lavadas/Publiçor; todas as edições do Jornal Terra Nostra; e, ainda, a coleção de livros especiais premiados em Portugal e no estrangeiro, garantindo também que a doação será contínua. Todos os livros destinam-se a consulta pública.