A Lessebo Paper, em parceria com a Bonnier Books e a Livonia Print, está a lançar uma qualidade de papel ecológico para impressão, o Livonia Zero Offset by Lessebo Paper.

Esta é uma iniciativa das três empresas para minimizar a pegada de carbono dos livros impressos.

Livonia Zero Offset

As empresas tinham como objetivo desenvolver uma nova qualidade de papel para impressão de alta qualidade que não compromete o desempenho ambiental do produto. O Livonia Zero Offset by Lessebo Paper é uma qualidade produzida com as mínimas emissões de GEE. No total, a produção de pasta e papel emite 25kg de CO2 por tonelada de papel acabado, que é significativamente inferior à média europeia. Além disso, todas as emissões de CO2 provenientes do processo de produção de pasta e papel são compensadas através de um projeto Gold Standard.

"Sabemos que a indústria deve liderar o caminho para uma sociedade inteligente em termos climáticos. Ao associarmo-nos à Livonia Print e à Bonnier Books, tomamos medidas para tornar o futuro dos livros impressos ainda mais amigo do ambiente", explica Jens Olson, CEO da Lessebo Paper.

Markus Guldstrand, Diretor de Produção da Bonnier Books explica: "na Bonnier Books, dedicamo-nos a gerir um negócio sustentável para liderar a publicação nos anos vindouros. A parceria com a Lessebo Paper e a Livonia Print para trazer este artigo ao mercado é um excelente exemplo dessa dedicação. Estamos entusiasmados por usar este fantástico papel que é um passo substancial para alcançar os nossos objetivos de sustentabilidade. E continuamos totalmente comprometidos em moldar ativamente um futuro sustentável para, e em conjunto com, a nossa indústria."

Eva Hansén, Head of Production Bonnierförlagen conclui: "vamos usar este papel em muitos dos nossos livros, e embora este seja um passo substancial em frente, continuaremos incansavelmente a reduzir o nosso impacto climático de diferentes maneiras. Ao colaborar e associar-se com líderes do setor na nossa cadeia de fornecimento e na indústria editorial, a Bonnierförlagen pretende dar o exemplo e inspirar outros a adotar práticas sustentáveis."

É uma qualidade de papel branco não revestido, disponível de 100 g/m2 até 140 g/m2 como padrão. O papel é certificado em Cradle to Cradle Certified® e FSC® e tem uma alta opacidade e uma superfície áspera. É adequado para máquinas de impressão de alto desempenho e está disponível em bobinas e folhas.