A propósito dos 50 anos do 25 de abril, realizam-se diversos eventos relacionados com a a liberdade de escrita, de edição e leitura.

O CCB, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL) e com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) vai celebrar o Dia Mundial do Livro com uma conversa sobre Livros Censurados que terá lugar na Sala Sophia de Mello Breyner Andresen do Centro de Congressos e Reuniões do CCB, em Belém, no dia 23 de abril, às 18h30.

De acordo com a agência Lusa, «as associações internacionais de autores, editores, livreiros e bibliotecas alertaram para os crescentes movimentos de cancelamento e proibição de obras e autores, que atentam contra a democracia, apelando à defesa da liberdade de expressão, de publicar e de ler», e «emitiram uma declaração sobre Liberdade de Expressão, de Publicação e de Leitura (…) a ser apresentada em diversos eventos internacionais ao longo do ano».

O debate vai contar com Ana Paula Tavares, Telma Tvon, José Pacheco Pereira e João Pedro Mésseder. O público é convidado a participar e a levar, caso pretenda, um livro censurado com uma história ou uma leitura para partilhar. A entrada livre é sujeita à lotação da sala, com levantamento de bilhetes a partir de duas horas antes do início da sessão.

O evento estará incluído na iniciativa Noite dos Livros Censurados, promovida pelo PNL, e que acontecerá em vários locais de 22 a 28 de abril.