A plataforma de publicação de livros, Clube de Autor, vai ficar disponível na Alemanha a partir do último trimestre de 2024.

A plataforma tem como objetivo ser responsável por 10% dos livros publicados em alemão, em todo o mundo, nos próximos cinco anos.

A Alemanha é, hoje, um dos principais mercados livreiros do mundo e o Clube de Autores quer chegar a 89 milhões de habitantes, dos quais mais de 75 milhões são considerados leitores, sendo esta uma das maiores taxas do mundo.

Outro dos fatores que levou a plataforma a expandir-se para a região prende-se com o facto de as regiões que falam alemão na Europa terem uma infraestrutura editorial que facilita a distribuição.

“A aposta do Clube de Autores no mercado alemão é mais um grande passo na expansão da plataforma. O perfil literário dos alemães é bastante diferente das dos mercados onde estamos presentes, uma vez que têm uma visão do mundo e um raciocínio diferente, o que acaba por se refletir na escrita, tornando-a mais diversa”, afirma Ricardo Almeida, Fundador e CEO do Clube de Autores.

A oportunidade de expansão surge depois de uma equipa da Universidade da Georgia, nos EUA, ter feito um estudo sobre os novos mercados para o Clube de Autores, tendo em conta o tamanho do mercado, os riscos, oportunidades e potencial de negócio. A Alemanha era um dos primeiros países da lista, o que acabou por influenciar a decisão.

Fundado em 2009, no Brasil, o Clube de Autores é uma plataforma de publicação de livros regida por Inteligência Artificial, que viabiliza a publicação, distribuição e venda de livros independentes.

Até ao momento, já foram publicados mais de 100 mil livros no Brasil e em Portugal. Fruto da sua expansão, o Clube de Autores encontra-se, atualmente, disponível em Espanha e nos países da Ásia Pacífico.