Angra do Heroísmo prepara-se para receber um novo festival literário. Entre 27 de novembro e 6 de dezembro, a cidade da Ilha Terceira acolhe a primeira edição do Monte Brasil – Festival Internacional de Literatura e História, uma iniciativa da Dois Caminhos – Associação para a Promoção das Artes e da Cultura, presidida pelo escritor Joel Neto.
O festival irá reunir escritores, historiadores e investigadores nacionais e estrangeiros, num programa que visa «A Descoberta da Identidade», no mesmo ano em que se celebram 50 anos da autonomia dos Açores. O Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo será o principal espaço de encontro, mas as atividades vão estender-se a outros locais da cidade, envolvendo diferentes agentes culturais e a comunidade.
Joel Neto, na apresentação do Festival Monte Brasil (© CMAH)
Entre os convidados internacionais destaca-se o colombiano Juan Gabriel Vásquez, autor de O Barulho das Coisas ao Cair, Os Informadores e A Forma das Ruínas, obras nas quais a memória e os acontecimentos históricos ocupam um lugar central. A sua participação está prevista para o último fim de semana do festival.
A programação contará também com Djaimilia Pereira de Almeida, autora de Esse Cabelo e Luanda, Lisboa, Paraíso, e Joana Bértholo. Entre os participantes anunciados encontram-se ainda João de Melo, Rui Couceiro, Adélia de Carvalho, Pedro Almeida Maia, Luís Corte-Real, Inês Bernardo, André Simões, Rita da Nova e a narradora oral galega Charo Pita.
A presença de autores açorianos, em particular da ilha Terceira, terá também expressão no programa. A organização pretende que o festival seja um espaço de encontro entre quem escreve e investiga a partir do arquipélago e quem chega de outros contextos culturais e geográficos.
A programação integra conferências, apresentações de livros, exposições, encontros com autores, iniciativas dirigidas à comunidade escolar e diferentes momentos de expressão artística. Entre as iniciativas previstas, destaca-se ainda a realização de uma Feira do Livro especialmente vocacionada para o público infantojuvenil, que decorrerá numa época em que a cidade estará já envolvida na programação de Natal do Município, proporcionando às crianças, aos jovens e às famílias novas oportunidades de contacto com os livros e de incentivo à leitura.
A maioria das atividades do Monte Brasil deverá ter entrada gratuita. O programa detalhado, com os horários, locais e condições de participação, será divulgado oportunamente pela organização.
Câmara de Angra é o principal parceiro
A primeira edição do Monte Brasil tem um orçamento superior a 41 mil euros e conta com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo como principal parceiro financeiro. A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Governo Regional dos Açores estão também entre as entidades que apoiam o projeto.
Guido Teles, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (© CMAH)
Na apresentação do festival, Guido Teles, vice-presidente da autarquia, sublinhou a importância de criar oportunidades de encontro entre a comunidade e os agentes culturais: «Angra do Heroísmo possui uma herança histórica, cultural e literária que importa preservar, valorizar e projetar para o futuro. A realização deste festival é uma oportunidade para afirmar essa identidade, promover o encontro entre diferentes gerações e geografias e reforçar a projeção da nossa cidade enquanto espaço de cultura, conhecimento e criação».
O município assegurará apoio financeiro, logístico e material à realização do evento, que contará igualmente com a colaboração de outras entidades locais.