A Canon EOS R3 é o mais recente lançamento para a fotografia de desporto e reportagem. Concebida com base nas sugestões dos fotojornalistas e fotógrafos de desporto profissionais, a EOS R3 chega com mais de 100 melhorias em relação aos modelos mirrorless e DSLR da marca.

O resultado, diz a fabricante, é uma câmara que representa o equilíbrio entre a qualidade de imagem e a rapidez da captura.

EOS R3 Lifestyle Vladimir Rys 2090

Com um sensor de 24.1 megapixels, é eliminada quase totalmente a distorção da exposição do obturador e, com a velocidade numa faixa entre 30 segundos e 1/64000 de segundo[i], a captura de imagem é mais rápida. Ao utilizar o obturador eletrónico, os fotógrafos conseguem disparar até 30fps com acompanhamento AE e AF, mesmo em ficheiros RAW, bem como opções para disparar a 15fps e 3fps.

O obturador eletrónico pode também ser utilizado, pela primeira vez, com flashes Canon ou de terceiros. Eliminando as tradicionais falhas dos obturadores eletrónicos, a Canon introduziu a deteção de cintilação (Flicker) e um modo de disparo anti cintilação de Alta Frequência para identificar e corrigir fontes de luz cintilante e prevenir o aparecimento de faixas ou problemas de cor e exposição.

Suportada pela tecnologia Dual Pixel CMOS AF II, a EOS R3 apresenta um algoritmo de Deep Learning melhorado, oferecendo acompanhamento AF com deteção de olhos, faces e corpos humanos e animais, bem como deteção de cabeças de humanos, tanto em fotografia como em vídeo. Mas a Canon deu outro passo em frente e permite agora que o algoritmo detete veículos para acompanhar motociclos, carros de Fórmula de cockpit aberto, carros de GT e rally, com a capacidade de dar prioridade ao veículo ou ao capacete do condutor.

Canon EOS R3 launch

A deteção de olhos, face, cabeça e rosto está agora disponível em todos os modos AF, bem como uma nova Zona Flexível que permite aos utilizadores selecionar a dimensão e forma da área da Zona AF.

A EOS R3 consegue focar em condições de iluminação tão baixas quanto -7.5 EV, Ao utilizar uma objetiva f/1.2 nas seguintes condições: ponto de focagem central, temperatura ambiente, AF One-shot, ISO 100. Tal não se aplica às objetivas RF com revestimento DS (Defocus Smoothing).

A EOS R3 oferece três formas diferentes de selecionar os pontos AF: o inteligente controlador rápido, o multi controlador e a AF de Controlo pela Visão. A AF de Controlo pela Visão move o ponto de focagem para onde o fotógrafo olhar. Em situações em que a história se pode desenrolar rapidamente, isto permite aos fotógrafos focar a ação instintivamente com apenas um olhar.

O Estabilizador de Imagem de 5 eixos incorporado pode ser combinado com o Estabilizador de Imagem ótico em objetivas RF selecionadas, e oferece um desempenho com até 8 passos.

Melhor conectividade

Para os fotógrafos profissionais que trabalham no terreno, enviar o trabalho para as redações com rapidez é também importante. A máquina está equipada com Bluetooth versão 5.0 e Wi-Fi de 5GHz incorporados. A porta Gigabit Ethernet incorporada permite uma ligação com fios de alta velocidade. Quando a rapidez é realmente importante, os fotógrafos podem transferir as imagens para os clientes via FTP. Para os utilizadores da EOS R5 e EOS-1D X Mark III, as configurações de rede podem ser partilhadas entre as três câmaras.

Os utilizadores podem controlar a câmara de forma remota a partir de um dispositivo móvel, utilizando a aplicação Canon Camera Connect ou a função Browser Remoto através de uma ligação de ethernet. A função de Browser Remoto também permite aos utilizadores alterar metadados, procurar e descarregar imagens de forma remota. Os utilizadores também poderão utilizar a Mobile File Transfer (MTF) da Canon – uma aplicação móvel para fotógrafos profissionais que transfere as imagens de um dispositivo móvel para um servidor FTP/FTPS/SFTP.

Futuros melhoramentos da aplicação vão incluir a conversão de mensagens de voz em texto, facilitando a utilização por parte dos profissionais. Um novo acessório de suporte de smartphone para a EOS R3, o Smartphone Link AD-P1, permite aos utilizadores montar o seu dispositivo iOS ou Android no topo do Adaptador de Sapata Multifunções, que estará disponível em 2022, e transmitir imagens com facilidade através da nova aplicação MTF. A aplicação Canon Camera Connect permite agora a atualização do firmware da EOS R3 através do telemóvel – uma novidade nas câmaras EOS.

canon conect

E o vídeo?

A EOS R3 capta imagens com resolução de 6K 60p RAW, que oferece 50% mais detalhes do que o 4K. Com os ficheiros 6K RAW CRM, a exposição e o equilíbrio de brancos podem ser corrigidos após a captação. Os ficheiros 4K de até 60p são sobre amostradas a partir dos 6K, garantindo a mais alta qualidade de vídeo 4K possível. A EOS R3 capta imagens em 4K e 120p para conseguir uma resolução 4K em câmara lenta. Agora é possível gravar até seis horas de vídeo normal, ou 1,5 horas a rácios de fotogramas de 119.88/100p.

Para reduzir o tamanho dos ficheiros e acelerar os fluxos de trabalho de vídeo, os ficheiros CRM light ou MP4 podem ser gravados em All-I, IPB ou na opção menos pesada de IPB Light, permitindo que os utilizadores selecionem entre uma gama de rácios de bits para dar resposta às exigências de armazenamento. Ranhuras de cartão duplas, incluindo uma ranhura de cartão UHS-II SD e o CFexpress, tornam possível a gravação de vídeo RAW 6K e suportam gravação simultânea para ambos os cartões em MP4, oferecendo uma cópia de segurança para as imagens mais importantes.

O Canon LOG 3 permite gravação interna de 10 bits para conseguir uma maior gama dinâmica, ou HDR PQ de 10 bits que minimiza a necessidade de edição ou gradação de imagens no pós-produção. A Sapata Multifunções é compatível com o recém-lançado Microfone Estéreo Direcional DM-E1D com processamento digital – alimentado pela câmara – e com o adaptador TEAC Tascam CA-XLR2d-C XLR, que permite a gravação para dois canais com microfones XLR profissionais.

Também lançadas hoje são a RF 100-400mm F5.6-8 IS USM e a RF 16mm F2.8 STM, duas novas objetivas RF versáteis e potentes que trazem novas distâncias focais à gama.

 

[i] Quando se utiliza um obturador eletrónico. O obturador mecânico oferece uma gama de 1/8000 de segundo a 30 segundos.