Uma imagem emotiva captada na China foi a grande vencedora dos World Food Photography Awards 2025, a celebração mundial da fotografia gastronómica, patrocinada pelos brócolos Bimi®.

Entre os distinguidos está também o fotógrafo português André Boto, que voltou a brilhar ao conquistar o prémio Highly Commended na categoria MPB Award for Innovation.

O primeiro prémio foi atribuído à imagem “Os Idosos a Saborear Comida Deliciosa”, da fotógrafa chinesa Xiaoling Li, que retrata um grupo de mulheres idosas a saborear rolinhos primavera na Antiga Cidade de Shuangliu, província de Sichuan. A imagem, vencedora da categoria Food for the Family, destaca-se pela composição, cor e expressividade, captando um momento de convívio e partilha.

“Esta imagem, incrivelmente enquadrada, captura cinco mulheres idosas a deliciar-se com boa comida entre amigas. A alegria que têm na companhia umas das outras é palpável”, afirmou Caroline Kenyon, fundadora dos prémios. “É uma poderosa resposta aos que nos querem dividir. Duvido que haja alguém que não se sinta inspirado por esta fotografia.”

André Boto entre os premiados

O português André Boto, já presença habitual entre os finalistas da competição, foi novamente distinguido pela sua criatividade. A imagem “Egg”, que separa visualmente os elementos do ovo — casca, clara e gema —, recebeu a menção Highly Commended pela abordagem inovadora e rigor técnico. “O meu objetivo era mostrar todos os elementos do ovo de forma realista – a casca, a clara e a gema – mas separando-os”, explica o fotógrafo.

Um olhar global sobre a comida e as comunidades

A cerimónia de entrega decorreu a 20 de maio, nas Mall Galleries, em Londres, e contou com a participação de personalidades de renome do mundo gastronómico, como o chef Yotam Ottolenghi, responsável por anunciar os vencedores das 25 categorias. O júri internacional avaliou cerca de 10.000 imagens provenientes de 70 países e foi presidido pelo fotógrafo David Loftus, contando ainda com nomes como Henrique Sá Pessoa, Claire Reichenbach (James Beard Foundation) e Rein Skullerud (Programa Alimentar Mundial da ONU).

Entre outras imagens premiadas, destaca-se também a da fotógrafa Susan Lang, vencedora da categoria Food in the Field, com o registo de uma ninhada de porcos da raça Large Black.

“Independentemente das mudanças no mundo, a comida continua a ser o centro das nossas vidas. Estas imagens extraordinárias mostram como a fotografia pode contar histórias poderosas de cultivo, partilha e celebração”, sublinhou Dave Samuels, diretor da marca Tenderstem® Bimi®, patrocinadora principal dos prémios.

Exposição e próximas edições

Uma exposição com as 185 imagens finalistas pode ser visitada nas Mall Galleries, em Londres, até 25 de maio. Algumas das imagens estarão também expostas na Fortnum & Mason (a partir de 2 de junho) e no Museum of the Home, de 3 de junho a 7 de setembro. A galeria online está disponível em www.worldfoodphotographyawards.com, onde também abrirão, em setembro, as candidaturas para a edição de 2026.