KomiDoc
 
A Konica Minolta apresentou o KOMI Doc em Portugal, durante a realização do IDC Directions, que decorreu no Estoril. Trata-se de uma solução de gestão documental para simplificar a gestão de documentos em formato de papel através da desmaterialização de documentos e processos internos.
 
É possível fazer a desmaterialização, indexação, classificação, partilha e pesquisa de documentos em qualquer lugar e a qualquer momento a partir do posto de trabalho, de um dispositivo móvel e, também, de um multifunções Konica Minolta.
 
A ferramenta reforça a otimização de circuitos de validação de documentos tal como faturas dos fornecedores, ordens de compra, correspondência, pedidos de licença, entre outros.
 
Eficiência, economia de tempo, aumento da produtividade e a redução dos custos são os principais benefícios proporcionados pelo KOMI Doc, refere a Konica Minolta.
 
“O desenvolvimento dos elementos operacionais, contratuais e jurídicos do KOMI Doc mobilizou-nos durante mais de dois anos. O tempo investido não foi em vão, pois temos todos os elementos para propor uma solução eficiente, evolutiva, simples e móvel. Esta ferramenta ajuda as empresas a fazerem face à proliferação de documentos, seja em formato de papel ou digital, e resulta num impacto positivo na sua organização.”, afirma Christophe Laurent, Senior Product Marketing Manager, Konica Minolta Business Solutions France
 
A desmaterialização dos documentos em papel permite digitalizar, indexar e classificar documentos. O processo também pode ser automatizado através de tecnologias OCR, de leitura automática de documentos ou de reconhecimento de códigos de barras. São propostos diversos formatos de conversão: PDF image, PDF OCR editável, PDF/A, formatos Microsoft Word e Excel. Os ficheiros, identificados conforme as orientações da empresa, são, posteriormente, classificados no espaço documental KOMI Doc.
 
Permite também a classificação dinâmica de ficheiros digitais e mensagens de correio eletrónico, arquivando os ficheiros em formato Microsoft Word, Excel, PowerPoint e os e-mails (Microsoft Outlook).
 
Os colaboradores dispõe também do KOMI Doc Mobile, para aceder aos documentos quando estão a trabalhar com um smartphone ou tablet.

O software pode ser subscrito no formato cloud ou no formato on premise, dependendo das necessidades do cliente. As empresas podem também subscrevê-lo em função do número de utilizadores e do espaço de armazenamento necessários.