NV Packaging Universities Award
 
Sessões de formação e sensibilização sobre a importância de práticas sustentáveis e a importância da economia circular vão percorrer dez universidades portuguesas. A iniciativa é da Novo Verde - Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, no âmbito do ‘Novo Verde Packaging Universities Award’.
 
Hoje decorre a primeira sessão na A Universidade do Algarve, com um painel de oradores composto por representantes da Universidade, da Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral das Atividades Económicas, da Novo Verde e da Associação Bandeira Azul da Europa.
 
A iniciativa, que arrancou na Universidade dos Açores, já passou pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Escola Superior de Saúde do Porto.
 
A iniciativa percorrerá ainda as seguintes universidades:

• 5 de dezembro: Beja – Instituto Politécnico de Beja
• 6 de dezembro: Évora – Universidade de Évora
• 7 de dezembro: Coimbra – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
• 10 de dezembro: Universidade de Aveiro
• 12 de dezembro: Universidade da Madeira
 
As sessões completam o desafio lançado às universidades com o objetivo de apoiar a implementação de soluções ambientais propostas no seio de auditorias desta natureza.
Serão destacadas oito candidaturas a nível nacional, uma por região (total de 7) e uma vencedora absoluta, com prémios no valor unitário de 7500€.
 
O ‘Novo Verde Packaging Universities Award’ conta com a parceria da ABAE/Programa Eco-Escolas, APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar)