App waterwatt

No âmbito do projeto WaterWatt, acaba de ser lançada em Bruxelas a Plataforma de Avaliação de Eficiência Energética (Plataforma E 3). 


A Plataforma E 3 (E3 = Energy Efficiency & Evaluation) consiste numa plataforma gratuita, disponível online, com um conjunto de ferramentas que permitem ao utilizador realizar diagnósticos dos circuitos de água da sua indústria e efetuar uma análise comparativa da sua eficiência com valores de referência do setor.

Para além do diagnóstico, o utilizador tem também acesso a uma ferramenta de simulação user friendly, desenvolvida pelo ISQ, que permite construir o próprio circuito de água e avaliar soluções mais eficientes.

Muriel Iten, responsável da unidade I&Di - Baixo Carbono & Eficiência Energética do ISQ acrescenta que “o projeto WaterWatt, através da “E3 plataform”, disponibiliza gratuitamente um conjunto de ferramentas e simulador online que permite, de forma simplificada, avaliar e otimizar circuitos de água industrial por parte de industriais, gestores de energia e profissionais da área”.

Os resultados do projeto estenderam-se ainda à criação de uma app, a WaterWatt Mobile, desenvolvida através da Plataforma E3. A plataforma utiliza o gamification que, de uma forma lúdica, incentiva os utilizadores a reterem conceitos e práticas de eficiência energética, com menor esforço. A app está disponível para smartphones Android e integra quizz e jogos interativos.

O Projeto WaterWatt " - Melhoria da eficiência energética em circuitos industriais de água” - teve início em abril de 2016 e tinha como objetivo principal aumentar a eficiência energética em circuitos industriais de água, através de ferramentas online de autoavaliação, benchmarking e suporte à decisão. 

Durante 3 anos de desenvolvimento do projeto, foram realizados 11 casos de estudo nos países dos parceiros em diferentes sectores como indústria alimentar, indústria do aço, indústria do papel, indústria química e indústria farmacêutica.

O WaterWatt, coordenado pela Sociedade DECHEMA para Engenharia Química e Biotecnologia, integra um consórcio de 5 parceiros, sendo eles Portugal (ISQ), Alemanha (BFI), Noruega (SINTEF), Itália (LINKS) e Reino Unido (Escola de Ciências Sociais da Universidade de Cardiff) e foi financiado pelo programa de investigação e inovação, Horizonte 2020, da União Europeia.