A consultora Smithers identificou novas tecnologias com margem para otimizar a produção e abrir novos canais de receitas na indústria do papel e do cartão ao longo da próxima década. O ímpeto de inovar está a ser estimulado pela necessidade de reagir à pandemia Covid-19.

Com base num inquérito de especialistas da indústria do papel, o relatório Ten-Year Forecast of Disruptive Technologies in Paper and Board to 2030, identifica as probabilidades de sucesso, implementação e impacto financeiro das tecnologias mais referidas.

Futuro da tecnologia para papel cartao

O impacto da Internet no comportamento dos consumidores está a ser observado num boom do comércio eletrónico, potenciado pelos isolamentos sociais relacionados com o coronavírus. Isso estimula a procura de mais embalagens de cartão para utilização em entregas seguras e está a levar a uma mudança dos meios físicos para os meios eletrónicos na publicidade e está a corroer a procura de documentos gráficos e de meios de comunicação.

A digitalização da indústria do papel e do cartão abrange oito das 20 principais tecnologias identificadas, como é o caso da utilização de  sensores inteligentes que geram dados para análise de Big Data, de processos em instalações ligados a sistemas de inteligência artificial (IA) ou machine learning (ML),e o uso mais amplo da  robótica  no acabamento, conversão, armazenamento e reciclagem.

A substituição do plástico pelo papel e cartão nas embalagens é uma oportunidade-chave para a indústria, uma vez que os governos e as marcas emitem compromissos para reduzir a utilização de formatos de polímeros não recicláveis.

Os fornecedores de papel estão a diversificar as carteiras de produtos com novas gramagens para substituir os plásticos não recicláveis em múltiplas aplicações de embalagem, um movimento que será suportado pela disponibilidade de revestimentos de barreiras mais recicláveis desenvolvidos a partir de materiais de base biológica.

A transformação levará a mais conversões de máquinas de papel de impressão de jornais e de artigos gráficos para as gramagens de embalagem. A longo prazo, haverá também uma procura por pastas mecânicas e de madeira, incluindo a integração de fibra de celulose (CF) e celulose microfibrilada (MFC) para aumentar a força, reduzindo ao mesmo tempo o peso global. Haverá também margem para novos produtos feitos utilizando as propriedades únicas do kraft.