fbpx

A Epson realizou, em colaboração com o Impact Hub Lisbon, a iniciativa “AR/VR for Social Good”, para debater o papel da tecnologia no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, e na redução do impacto ambiental dos seus próprios produtos e serviços no ciclo de vida.

O debate contou com várias personalidades que puderam trazer inputs de diversas áreas: Catarina Gomes, desenvolve projetos em áreas como direitos humanos, direitos sexuais e meio ambiente na Europa, Ásia, África e América Latina, onde o seu foco é a inovação, e o impacto tecnológico - realidade digital, virtual e aumentada – aliados ao social; Francesco Rocca, Manager Director no Impact Hub Lisbon; Joan Escoté, CSR Manager da Epson Ibérica; Luís Martins, Head of Marketing no IT People Group e Marc-Antoine Godfroid, responsável Epson Europe pelo desenvolvimento do ecossistema das empresas de desenvolvimento de software em torno da plataforma Moverio Smart Eyewear em toda a região EMEAR.

“Foi excelente podermos criar e participar neste debate que contou com contribuições tão valiosas, não só dos oradores, como dos participantes. Há muito que podemos ainda fazer para melhorar o nosso mundo com a ajuda e o desenvolvimento constante da tecnologia. A Realidade Aumentada leva- nos a viagens incríveis sem nos tirar do lugar. As possibilidades são infindáveis!”, comenta Joan Escoté, CSR Manager da Epson Ibérica.

 A tecnologia permite a realização de eventos, reuniões e experiências à distância de um clique, reduzindo viagens e deslocações, que por si diminuema emissãodeCO2,aumentamaeficiênciaeminimizamcustos.

A Realidade Aumentada, por sua vez, integra-se numa série diversificada de setores, desde o retalho, aos cuidados de saúde e educação, passando pela assistência remota, entretenimento, museus e atrações turísticas, fazendo dela um excelente aliado para períodos de adaptação, como o que estamos a atravessar de momento, face à pandemia.

Realidade Aumentada para um futuro melhor

Para além do evento, está aberto um concurso onde os interessados podem partilhar as suas ideias sobre como aplicar a tecnologia da Realidade Aumentada para um futuro melhor. Os vencedores das três melhores ideias receberão um mês de filiação no Impact Hub, com tutoria de consultores do Impact Hub e da Epson para os ajudar a desenvolver o seu projeto.

Em setembro, o júri composto pelo Impact Hub, Epson e um painel de especialistas irá selecionar um projeto vencedor que receberá como prémio uns óculos inteligentes de realidade aumentada Epson Moverio.

Os smartglasses de realidade aumentada Moverio da Epson foram concebidos a pensar no apoio a diversos setores, como o da saúde, entretenimento, engenharia e turismo. Podem ser usados por longos períodos no local de trabalho, com um ajuste confortável, independentemente da anatomia do utilizador ou se este usa óculos. Para participar no concurso aceda aqui.