O consumo global de papel diminuiu 6,6% em 2020 e a produção de papel e de cartão dos países membros da CEPI diminuiu 5,0% face ao ano anterior, principalmente devido à pandemia COVID-19.

A pandemia acelerou o declínio da procura das gramagens gráficas. A produção global diminuiu mais de 18,0%, com a diminuição a afetar especialmente o papel jornal (20,5%) e o papel de impressão e escrita (18,4%). A procura por parte de editores, empresas e impressão comercial diminuiu drasticamente. Foram, por isso, anunciados encerramentos permanentes de fábricas ou conversões de máquinas.

Papel impresso

Apesar disso, a produção de gramagens de papel e cartão para embalagem, assim como de papel tissue, continuou a crescer, especialmente nos materiais utilizados para a embalagem de transporte e caixas de cartão ondulado, uma vez que beneficiaram do boom do comércio eletrónico relacionado com a crise sanitária.

A procura interna de papel tissue foi relativamente positiva em 2020, apesar dos confinamentos e a produção de papel tissue aumentou 1,9% em relação a 2019. "A prioridade da indústria europeia da pasta e do papel, em 2020, tem sido garantir que os cidadãos da União Europeia possam aceder aos produtos de que necessitam para fins de higiene, saúde e alimentação. Temos trabalhado incansavelmente com outras indústrias ao longo da cadeia de valor para garantir a segurança do abastecimento aos cidadãos. Os dados do nosso setor mostram agora que a crise e os bloqueios periódicos aceleraram a mudança dos padrões de consumo e terão um impacto duradouro nos mercados", comentou Jori Ringman, diretor-geral da Cepi, associação europeia que representa a indústria de papel.

A reciclagem de papel diminuiu 2,1% face ao nível de 2019. A pandemia teve impacto na disponibilidade e qualidade do papel para reciclagem ao longo de 2020, sendo que 96% do papel europeu para a reciclagem é fornecido internamente. As exportações caíram 8,4%, de acordo com as estatísticas preliminares.