A Visa está a reforçar a atuação sustentável e, para isso, anunciou o lançamento do Visa Eco Benefits. Além disso, está a trabalhar com os fornecedores de cartões para que seja reduzida a pegada ambiental relacionada com a utilização do plástico virgem de cloreto de polivinil (PVC).
Exemplo dessa ação é o lançamento do Earthwise, um cartão de pagamento feito de até 98 por cento de materiais reutilizados. Além disso, a empresa disponibiliza opções adicionais de material como rPVC, ácido poliláctico (PLA) e outros materiais.
O Visa Eco Benefits é um novo pacote de benefícios orientados para a sustentabilidade e destinado aos emissores de contas bancárias. O objetivo é que os bancos encorajem os clientes, detentores de produtos crédito ou débito Visa, a adotarem comportamentos de consumo sustentáveis e compreendam o impacto ambiental dos seus gastos.
O pacote estará disponível numa primeira fase na Europa, e será depois lançado a nível mundial durante o próximo ano para os clientes Visa, e inclui as seguintes características, seja no momento do seu lançamento, ou ao longo do tempo:
- Calculadora da pegada de carbono: informações fornecidas pela ecolytiq aos detentores de cartões sobre o nível de sustentabilidade dos seus hábitos de consumo, para permitir aos titulares de cartões compreender o impacto climático dos seus gastos pessoais e de que forma as suas escolhas de consumo contribuem para o objetivo de 1.5°C do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas;
- Compensações de carbono: permite aos titulares de cartões compensarem os seus impactos de emissões de gases com efeito de estufa;
- Educação personalizada sobre como encorajar um consumo mais sustentável;
- Cartões com materiais sustentáveis e recibos digitais juntamente com uma colaboração com o CPI Card Group;
- Doações para organizações ambientais quando são utilizados cartões Visa, incluindo a One Tree Planted, uma organização sem fins lucrativos;
- Recompensas adicionais para titulares de cartões por comportamentos sustentáveis.
De acordo com um estudo recente da GlobeScan, que envolveu 31.000 pessoas em 31 mercados, os consumidores de todo o mundo continuam a ter grandes ambições de uma vida sustentável.
Por exemplo, na Europa, para escolher o próximo cartão bancário, os titulares de cartões classificaram as características relacionadas com sustentabilidade à frente de outro tipo de benefícios mais tradicionais, como a proteção contra fraude ou aceitação.
A Visa é um dos líderes mundiais em pagamentos digitais, que assume como missão conectar o mundo através da rede de pagamentos global, capaz de processar mais de 65 000 mensagens de transação por segundo.