A Epson publicou o Relatório Europeu de Sustentabilidade de 2021, “Making the Green Choice”, onde detalha os passos dados para um futuro com mais impacto positivo no ambiente.
Yoshiro Nagafusa, Presidente e CEO da Epson EMEAR, acrescenta: "À medida que o mundo se realinha após a COP26, a Epson continua com os seus ambiciosos compromissos, investimentos e objetivos de sustentabilidade. As nossas tecnologias com baixo teor de carbono, menos desperdício e sem calor irão transferir poder aos nossos clientes, enquanto todos trabalhamos para cumprir a promessa de uma sociedade sustentável".
A Epson está a alocar cerca de 770 milhões de euros para a sua transformação sustentável durante a próxima década. Isto irá traduzir-se num investimento para descarbonizar e fechar ciclos de recursos (maximizando a utilização de recursos) internamente. Externamente, a inovação irá reduzir o impacto ambiental dos clientes e desenvolver novos produtos que são intrinsecamente sustentáveis.
Em 2021, a Epson comprometeu-se a garantir que o fará até ou antes de:
- 2023 — Reduzir as emissões para se alinhar com o objetivo de aquecimento de 1,5 graus
- 2023 ¬— Atingir 100% de utilização de energia renovável em todas as operações do Grupo
- 2025 — Reduções segmentadas nas emissões diretas (19%) e indiretas (44%)
- 2030 — Cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - acrescentando os objetivos 1, 2 e 16 aos seus compromissos em 2021, assegurando que todos os 17 ODS’s da ONU estão agora no seu alcance
- 2050 — Tornar-se negativo em carbono e livre de recursos subterrâneos (como petróleo e metais)
O atual Relatório de Sustentabilidade detalha a inovação da Epson focada no cliente. As impressoras sem calor da empresa, por exemplo, podem reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 em até 83%. A adoção destas tecnologias a nível europeu reduziria mil milhões de kWh de consumo de energia por ano e 410 000 toneladas de CO2. As tecnologias sem calor da Epson inspiraram uma parceria com a National Geographic e o seu trabalho para inverter o descongelamento do permafrost e um consequente aumento das emissões de metano.
As impressoras EcoTank da Epson trazem benefícios semelhantes ao longo da cadeia de valor, eliminando a necessidade de tinteiros. Até à data, as impressoras EcoTank removeram do ambiente 1,6 milhões de toneladas de resíduos de consumíveis à base de plástico. Outros ganhos podem ser observados no desenvolvimento de novas tecnologias de impressão têxtil, que podem reduzir a utilização de água em até 90% e de energia em 30%.
Henning Ohlsson, Diretor de Sustentabilidade da Epson Europa, afirmou: "O Relatório de Sustentabilidade da Epson é muito mais do que uma visão geral da estratégia e do progresso deste ano. É um pacto que compromete ainda mais a nossa empresa a desempenhar o seu papel de parceiro indispensável - tecnologias inovadoras que são sustentáveis tal como são utilizadas no mundo real, e não simplesmente quando as produzimos. Só olhando para o panorama geral e trabalhando em conjunto - com cientistas, parceiros e clientes - é que podemos todos avançar para um futuro verdadeiramente sustentável".
A Epson também tem expectativas também para o PaperLab, já que é o primeiro processo mundial de fibra seca que permite a reciclagem de papel em escritório, para reduzir significativamente o consumo de água e a necessidade de transporte para centros de reciclagem externos.
Supervisão
O Relatório de Sustentabilidade da Epson também detalha o compromisso da empresa com uma supervisão independente, robusta e respeitada internacionalmente.
Em 2021, a Epson alcançou a sua segunda classificação consecutiva de Platinum Status atribuída pela EcoVadis, uma das plataformas de classificação de sustentabilidade empresarial. A classificação Platinum coloca a Epson no topo 1% de empresas sustentáveis na indústria de fabrico de computadores e equipamentos periféricos.
Nos quatro temas avaliados, a Epson recebeu a mais alta classificação para o ambiente, bem como pontuações elevadas para a aquisição sustentável, direitos laborais, humanos e ética.
A Epson foi também distinguida com o Platinum Status na categoria de Responsible Business Alliance (RBA) - a maior coligação industrial do mundo dedicada à responsabilidade social empresarial nas cadeias de abastecimento globais.
No ano passado, a Epson também integrou a Lista A da plataforma sem fins lucrativos CDP; juntou-se à iniciativa RE100 através do seu compromisso de eletricidade 100% renovável e foi incluída na série de índices FTSE4Good pelo 18º ano consecutivo.