A Celbi, biorefinaria do Grupo Altri, instalou um sistema de cozimento de madeira, único no mundo, que lhe permite utilizar ao máximo toda a matéria-prima, aumentando a capacidade de produção e reduzindo o consumo específico de madeira.

O sistema otimizado, desenvolvido pela Andritz, com o apoio de uma equipa multidisciplinar do Grupo Altri, foi implementado na unidade de Leirosa, na Figueira da Foz. A tecnologia permite recuperar desperdícios finos resultantes do processo de conversão da madeira, garantindo o uso da totalidade da matéria-prima e maximizando a rentabilidade do processo. Com o investimento, a Altri reforçou a capacidade de produção diária em cerca de 2,5%.

pasta papel

José de Pina, CEO da Altri, salienta que “o Grupo Altri está constantemente a investir nas suas unidades. Este novo sistema, que já está em pleno funcionamento, é a prova disso mesmo, permitindo à Celbi, aumentar a sua já elevada eficiência e atingir novos recordes de produção de pasta”.

A Celbi produz fibras celulósicas a partir de eucalipto, indicada para papéis finos para impressão, papéis para laminados decorativos, papel de uso doméstico e papel de embalagem. Tem uma capacidade instalada que lhe permite a produção de cerca de 800 mil toneladas de pasta por ano.

No seu conjunto - Celbi, Biotek e Caima -, as três unidades de produção de pasta do Grupo Altri, registaram um recorde de produção e vendas nos primeiros nove meses de 2021. Foram produzidas 865,9 mil toneladas de fibras celulósicas, um aumento de 4,5% face ao mesmo período de 2020. As vendas cresceram 7% para 884,5 mil toneladas, sendo 86% para mercados externos.