Na Graphispag 2022, que se realiza na Fira Barcelona até 27 de maio, as duas associações da indústria gráfica de Portugal e Espanha – Apigraf e Neobis, participaram de uma conversa que abordou os desafios do setor.

No final, o presidente da Neobis, Álvaro García Barbero, anunciou que ambas as associações estão a avaliar a possibilidade de organizar um congresso setorial na Península Ibérica.

Ainda sem data e local definido, o encontro deverá ser aberto a outras organizações e transversal, para examinar as principais tendências tecnológicas e as diferentes oportunidades de negócio. Além disso, visa fazer a análise do impacto da mudança cultural no comportamento das empresas.

O evento abordou ainda a situação económica do setor e dos vários subsetores, a sua estrutura e os desequilíbrios mais significativos. Também foram identificados os níveis de concentração empresarial, as tendências mais importantes e os desafios emergentes.

Conferencia Apigraf NeobisJesús Alarcón, José Manuel Lopes de Castro, Paulo Dourado e, em videoconferência, Álvaro García Barbero.

A Apigraf esteve representada pelo Presidente da Direção, José Manuel Lopes de Castro e por Paulo Dourado, Diretor de Comunicação. Jesús Alarcón, Secretário-Geral da Neobis esteve presente e Álvaro García Barbero, Presidente da Neobis também interviu por videoconferência.

As duas associações mantêm há alguns anos um contacto permanente e troca periódica de informações sobre os setores de ambos os países. Foi dessa colaboração que nasceu a ideia de coordenar iniciativas conjuntas para ampliar as oportunidades para as empresas associadas em cada país.