A Altri divulgou os resultados do primeiro primeiro trimestre de 2022, revelando que as receitas sobem 49,6%, o EBITDA cresce 85,1% para 61 milhões e a margem de EBITDA alcança 24,5%.

O Resultado Líquido, excluindo operações descontinuadas, aumentou 144,8% para 29,8 milhões nos primeiros três meses do ano.

 “Este contexto, associado aos reduzidos stocks, tem levado a sucessivos aumentos de preços. O preço ascendeu aos 1.200 dólares por tonelada no final do primeiro trimestre, mas desde então foram já anunciados ao mercado várias atualizações, totalizando 100 dólares. Este resultado permitiu o crescimento das nossas receitas assim como do EBITDA e resultado líquido”, revela o CEO José Pina.

Jose Pina AltriJosé Pina

 Nas unidades do Grupo Altri -- Celbi, Biotek e Caima -- o volume total de fibras celulósicas produzidas no primeiro trimestre atingiu as 280,3 mil toneladas. Em termos de vendas de fibras celulósicas, o volume atingiu cerca de 298,1 mil tons, um ligeiro decréscimo de 2,1% quando comparando com o primeiro trimestre do período homólogo, com os mercados externos a absorverem 255,6 mil toneladas, o equivalente a 86% do total.

A mensagem do CEO diz ainda: “Este desempenho operacional e financeiro, fruto do empenho diário das nossas pessoas, mas também dos nossos parceiros, fornecedores e clientes, ganha maior relevância perante o contexto adverso que enfrentámos, e continuaremos a enfrentar, de forte aumento dos preços da energia e de matérias-primas, em especial dos produtos químicos e madeira.

As pressões inflacionistas que se fazem sentir são reflexo das disrupções nas cadeias logísticas que já se faziam sentir no ano passado, mas são agora exacerbadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, um ato condenável a todos os níveis. E esta é uma realidade que nos vai acompanhar ao longo dos próximos tempos, exigindo de todos nós uma gestão cada vez mais prudente”.

 

Mercado das fibras celulósicas

A procura global de fibras celulósicas continua forte na maior parte das geografias, com destaque para a América do Norte, América Latina e Europa Ocidental. Apenas na China se nota alguma desaceleração, com um decréscimo de 4,1%, “reflexo das restrições logísticas, dada a baixa disponibilidade de navios e o forte aumento de preços dos fretes marítimos mundiais, mas também da política Covid Zero”.

A forte procura que se continua a sentir na Europa, conjugada com um nível de stocks bastante reduzido, já levou a dois anúncios adicionais de aumento de preços de 50 dólares / tonelada para abril e maio.

A Pasta Solúvel (DP), para o uso têxtil, principalmente na Ásia, iniciou 2022 com um aumento de procura global de 1,6%, depois da forte recuperação de 14% em 2021. Os preços acompanharam o movimento generalizado de subida dos preços da pasta.