A Mondi abriu um laboratório de reciclagem na sua fábrica de Frantschach, na Áustria, para testar a reciclabilidade do papel e de embalagem à base de papel.

laboratorio reciclagem mondi

Elisabeth Schwaiger, Head of I&D e IP Flexible Packaging, Mondi comenta: "a capacidade de fornecer informações sobre a reciclagem dos nossos produtos será um facilitador fundamental nos nossos esforços para desenvolver soluções mais sustentáveis e melhorar a nossa proposta de valor para os clientes. Atualmente, 78% do portefólio de todo o grupo da Mondi já é reutilizável, reciclável ou compostável. Este laboratório de reciclagem permite aproximar-nos dos nossos objetivos de fazer com que 100% dos nossos produtos cumpram esses requisitos até 2025."

Os ensaios são realizados em vários produtos à base de papel desenvolvidos pela Mondi e podem determinar se o produto pode ser reciclado de forma eficiente. O laboratório trabalha de forma semelhante às instalações de reciclagem industrial, mas em menor escala. Os resultados gerados fornecem provas concretas de que o material pode ser reciclado.

Embora a embalagem de papel ofereça muitos benefícios de sustentabilidade, também tem certas limitações de funcionalidade de barreira para produtos como alimentos perecíveis. Para melhorar a sua funcionalidade, podem ser adicionados componentes como revestimentos, o que, por sua vez, pode ter impacto na reciclagem.

Os dados recolhidos no laboratório podem ser utilizados para melhorar os produtos existentes e fornecer informações sobre o impacto ambiental. A Mondi também usará os resultados para determinar como o design de novas embalagens pode ser melhorado, bem como pode ser aumentada a circularidade dos fluxos de materiais.