O Grupo Polar iniciou os procedimentos de proteção no tribunal distrital de Frankfurt, na Alemanha. Trata-se de um processo para ajudar a evitar a insolvência do grupo, com vista à reestruturação e à manutenção dos 380 postos de trabalho.

Os estrangulamentos logísticos, na entrega de sistemas de controlo e outros componentes para máquinas de corte e outras máquinas, conduziram a declínios de produção e à quebra de vendas, ameaçando a solvabilidade da empresa.

PolarMohr

O Grupo Polar inclui a Adolf Mohr Maschinenfabrik, fundada em 1906, a Polar-Mohr Maschinenvertriebsgesellschaft e a Dienst Verpackungstechnik, fundadas em 1988.

"Continuamos a trabalhar sem problemas com todos os cerca de 380 colaboradores, cumprimos todas as nossas obrigações e continuamos as relações existentes com os clientes. Os salários serão cobertos pela agência de emprego até ao final de outubro", explicou o advogado Robert Schiebe, da firma de reestruturação Schiebe und Collegen, nomeado representante geral para apoiar a reestruturação.

As três empresas do Grupo Polar estão localizadas num terreno com 50 000 metros quadrados na cidade de Hofheim. O principal negócio é a Polar Mohr, referência em máquinas de acabamento para as indústrias gráfica e de embalagem, que exporta 80% da sua produção. A crise na indústria gráfica levou à diminuição das vendas e apesar de um aumento em 2021, houve dificuldades acrescidas devido à escassez de materiais e aos problemas logísticos que se fazem sentir na Europa.

"As vendas do grupo aumentaram no ano passado e também no primeiro semestre de 2022. Os estrangulamentos de fornecimento de controlos e outros componentes reduziram significativamente os volumes de produção, uma vez que não conseguimos entregar máquinas quase acabadas aos clientes. Além disso, os clientes estão a reter novas encomendas porque não podemos agendar entregas", explicou Michael Wombacher, diretor-geral do Grupo Polar.

“O Grupo Polar procurou ajuda numa fase inicial. Isto facilita uma reestruturação rápida e sustentável. O Grupo ainda tem espaço suficiente para respirar e não é insolvente. O Grupo também tem substância suficiente, como o terreno de 50 000 metros quadrados. Em várias áreas de tecnologia de acabamento e embalagem, o Grupo Polar é um líder com mão-de-obra altamente experiente. Nos próximos dias e semanas, vamos realizar conversações com todas as partes envolvidas, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores e bancos. Afinal de contas, é provável que todos tenham interesse na continuação do Grupo Polar. Estou, portanto, confiante de que poderemos dar a volta à empresa nos próximos meses e salvaguardar postos de trabalho", diz Robert Schiebe.